
Curta barbacenense “Vó” vence o New York Movies como Melhor Animação
Produção de Ronaldo Pereira, do Grupo Ponto de Partida, conquista reconhecimento internacional ao vencer como Melhor Animação no festival New York Movies.

Diretamente de Barbacena para o mundo, o curta-metragem “Vó” conquistou o prêmio de Melhor Animação no festival New York Movies, evento dedicado ao cinema independente. A obra é idealizada por Ronaldo Pereira, ator do Grupo Ponto de Partida, que também atua como editor, montador de vídeos e animador.
Ronaldo conta que sua trajetória no audiovisual começou dentro do próprio grupo. “Dentro do Grupo Ponto de Partida eu comecei a me enveredar pelo audiovisual e há alguns anos atrás eu comecei montando um documentário na parte de edição”, relembra.
A experiência o levou, em 2022, à realização de seu primeiro documentário, Lado de Dentro, produzido durante a pandemia. O filme passou por diversos festivais internacionais. “Foi um curta que rodou muito, foi em vários festivais que eu tenho orgulho de ter participado na Nigéria, em Nova Iorque, Berlim, na Índia… Ganhei um prêmio em Portugal também”, destaca.
A criação de “Vó”
O premiado curta marca a estreia do artista na animação. “Esse curta se chama Vó, é o meu primeiro curta de animação e foi uma experiência muito legal que pela Lei Paulo Gustavo eu consegui trabalhar com uma equipe maravilhosa, pessoas que eu admirava”, explica Ronaldo.
A narrativa acompanha Neto, personagem que passa o dia levando à mãe uma foto recém-descoberta da avó, imagem que eles nunca haviam visto. “É essa caminhada… acho que é um curta bem poético, mas com várias camadas, bem profundo também”, define.
Reconhecimento internacional
Concluído em novembro, o curta começou sua trajetória em festivais rapidamente. “Agora em dezembro a gente inscreveu o curta no New York Movies, de filmes independentes em Nova Iorque, e eu recebi a notícia de que ele estava na seleção oficial e que era um dos finalistas indicados a Melhor Filme de Animação”, conta o idealizador do projeto.
A surpresa veio pouco depois. “Eu recebi essa notícia maravilhosa de ganhar o prêmio de Melhor Animação de 2025. Tô muito feliz, acho que esse primeiro prêmio é dedicado a essa equipe maravilhosa”, afirmou.
Entre os destaques da produção está a participação especial de Silvero Pereira, reconhecido ator brasileiro. “A participação mais ilustre e que foi super carinhosa é que quem faz a voz do Neto é o Silvero Pereira… Quando eu mandei pra ele o roteiro, ele nem titubeou. Foi incrível gravar com ele”, comemora Ronaldo.
O roteiro é assinado por ele em parceria com Júlia Medeiros e Lucas Bertolino, ambos de Barbacena.
Expectativa para o público
Apesar do interesse crescente, o curta ainda não pode ser exibido amplamente. “Muita gente pergunta quando vai ver o filme, mas eu ainda não posso soltar porque os festivais pedem ineditismo. Ainda passa por esse circuito, mas logo logo a gente vai lançar pra todo mundo assistir. A gente faz arte pra isso, pra chegar ao público”, declarou.
Com o primeiro prêmio internacional da obra, Ronaldo celebra e projeta novos caminhos. “Tô feliz e aguardando os próximos festivais. Tomara que ele circule mais. É um prêmio muito importante, que eu acho que vai abrir muitas portas”, finalizou ele.



