Cultura & Cidadania Circula tem nova temporada com espetáculos oficinas gratuitas
O projeto Cultura & Cidadania Circula abre nova temporada com três espetáculos e quatro oficinas para o público da região das vertentes, durante março e abril. De acordo com Daniel Vitral, coordenador do projeto, “as atividades permanecerão no formato online, para segurança do nosso público, mas não vemos a hora de voltar a promover o encontro e as trocas e experiências presenciais, assim que for possível.”
Toda a programação ofertada é gratuita. Os participantes das oficinas receberão, inclusive, os materiais necessários para realização das mesmas.
Nesta nova edição o projeto segue levando arte, cultura e cidadania para a população de Barbacena, Barroso, Dores de Campos, Prados, Santa Cruz de Minas, São João Del-Rei e Tiradentes. Confira o que vem por aí!
Espetáculos para toda a família
O espetáculo que abre a programação é “Catibiribão”, da cantora, compositora e educadora Sílvia Negrão. Ele será exibido no dia 19 de março (sábado), às 16h no canal do Youtube do projeto. Para assistir, é só clicar aqui (https://bit.ly/3sCcORG), acionar o sininho e aguardar.
O Boto cor-de-rosa, o Saci-Pererê e a girafa Serafina são alguns dos personagens deste divertido musical. Além de composições próprias de Sílvia Negrão, apresenta canções e lendas resgatadas do rico folclore nacional, além de parlendas, trava-línguas e brincadeiras da família.
“É um repertório atemporal (…) e a grande maioria dos músicos envolvidos trabalha com crianças, o que é um grande diferencial. Quando o espetáculo foi montado, a gente estava muito consciente dessa nova intimidade com as crianças, com a maneira delas pensarem, se comportarem e de como atrair a curiosidade delas”, conta Silvia Negrão.
No dia 9 de abril (sábado), às 16h, a Cyntilante Produções apresenta o espetáculo “O que você vai ser quando crescer?”. A peça conta a história de um menino muito especial, que sonhava ser mágico. Este menino sai perguntando a todos ao seu redor o que queriam ser quando eram crianças e, claro, se eles conseguiram realizar seus desejos. As respostas vão abrindo um novo caminho para o menino, que começa a redimensionar seus sonhos.
Fernando Alvim Bustamante, diretor artístico da Cyntilante Produções, classifica o espetáculo como uma atração familiar, que atende a todo tipo de público, desde as crianças mais novas até idosos.
“Contamos a história de uma forma muito lúdica e divertida, com elementos de comédia sobre essa trajetória, sobre esses talentos que a gente tem quando crianças e como eles se desenvolvem – ou não – nas nossas profissões”, diz.
“O que você vai ser quando crescer?” tem classificação indicativa livre e estará disponível aqui https://bit.ly/36OgyHg.
A última apresentação desta temporada do Cultura & Cidadania Circula fica por conta da Trupe de Truões que, no dia 23 de abril (sábado), às 16h, apresenta o espetáculo “Zapato busca sapato”.
Com classificação livre e acessível em Libras, o espetáculo conta a história do despertar de um pequeno sapato que se reconhece diferente, ao nascer sozinho em sua caixa. Zapato busca Sapato narra as aventuras deste sapatinho à procura de seu par e os inesperados encontros no seu caminho, que começa no México, passa pelo Brasil até chegar em Moçambique. Uma viagem entre continentes e culturas, uma travessia que o faz conhecer-se a si mesmo.
Ricardo Augusto, um dos integrantes da Trupe de Truões, conta que o espetáculo nasceu de um intercâmbio da Trupe de Uberlândia com um grupo mexicano e um autor moçambicano. “Trazendo um pouco da cultura de cada um desses três países, nós abordamos, de forma geral, o tema da solidão infantil”, conta.
Zapato busca sapato estará disponível aqui https://bit.ly/3HHIfye.
Oficinas onlines e gratuitas
As inscrições para as primeiras oficinas oferecidas nesta temporada do projeto Cultura & Cidadania Circula já estão abertas. Até o dia 11 de março, os interessados em participar da oficina “Desenho para crianças – um desenho por aula!”, ministrada pela ilustradora, professora e quadrinista, Val Armanelli, podem se inscrever em https://bit.ly/352Bxpl.
As 10 vagas disponíveis na oficina são destinadas para crianças de 7 a 12 anos. As aulas acontecerão nos dias 17, 18, 24 e 25 de março, das 16h30 às 18h e os materiais necessários para realização da oficina serão disponibilizados, pelo projeto, aos alunos selecionados.
Estão abertas também, até dia 17 de março, as inscrições para a oficina “Teatro-educação: práticas criativas para o ensino remoto”, ministrada pelo professor de Teatro, Raysner de Paula. O formulário de inscrição está disponível aqui: https://bit.ly/36Ld34o.
As aulas serão realizadas nos dias 21, 23, 28 e 30 de março, das 19h às 21h. O público alvo da oficina são profissionais da educação básica e demais pessoas interessadas nos diálogos entre teatro e educação, em práticas que envolvam crianças e jovens.
De 7 a 25 de março, estarão abertas as inscrições para a oficina “Desenho básico para adultos”, também ministrada pela ilustradora, quadrinista e professora, Val Armanelli.
As aulas acontecerão nos dias 31 de março, 1, 7 e 8 de abril, das 16h às 18h. O público alvo da oficina são adultos iniciantes, com pouco ou nenhum contato com desenho, que vão aprender os conceitos básicos e como começar a desenvolver a habilidade de desenhar.
Encerrando a programação de oficinas desta edição, “Brinquedos dinâmicos”, ministrada pela Casa Brincante, estará com inscrições abertas de 15 de março a 8 de abril.
As aulas serão ministradas nos dias 12, 14, 26 e 28 de abril, das 16h30 às 18h. O público alvo são crianças de 8 a 11 anos que, com materiais simples do dia-a-dia, vão aprender a confeccionar engenhocas dinâmicas, com mecanismos de movimentos.
O projeto Cultura & Cidadania Circula é uma realização da Vitral Bureau Cultural, com patrocínio do Esquinão Supermercados e Parafuso e Cia por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais e produção de Lais Vitral.
Mais informações: