Banner Grande Aprendiz 28/06/2019
Banner grande Ótica Diamond
Banner grande

“Culpa do caos em Barbacena é da imprensa”, afirma prefeito

Em pronunciamento na Feicob, prefeito culpa imprensa por publicar notícias ruins da cidade

 

A sétima edição da Feira da Indústria e Comércio de Barbacena (Feicob) foi aberta, oficialmente, na noite de ontem (20/05). O ponto alto do evento foi a presença de renomados empresários da cidade e da região e também de grande público. A nota negativa foi o discurso do prefeito Luís Álvaro que criticou a imprensa que, segundo ele, “cria caos em Barbacena por noticiar apenas aquilo que a Prefeitura não faz”.

Empresários, jornalistas e parte do público local criticaram a fala do prefeito. Segundo Fernando Braga, 23 anos, empresário do ramo de eventos, Luís Álvaro foi, minimamente, infeliz em sua fala. “Poxa, a gente vem em um evento empresarial e o prefeito pega o microfone para criticar a imprensa. Ainda bem que temos imprensa livre, para noticiar o que acontece e não ficar, apenas, divulgando o pouco que a Prefeitura de Barbacena faz”, afirmou o empresário.

O editor da Folha de Barbacena (FB) também criticou a postura do líder do Executivo local. “Tenho muito respeito pelo prefeito, mas criticar a imprensa e colocar a culpa de tudo que acontece na cidade, nos veículos de comunicação, é infantilidade. Imagino que o prefeito deve ter mais inteligência emocional para lidar com essas questões. A cidade precisa muito de um Executivo que funcione, efetivamente, e que não fique apenas criticando a imprensa livre que a cidade oferece”, destacou.

Uma servidora pública que estava na abertura da Feicob também falou sobre o assunto. “Sabemos que o prefeito e sua equipe trabalham muito, mas os recursos são poucos e não dá para fazer tudo que a cidade precisa. A imprensa faz o trabalho dela e, com certeza, a culpa dos problemas de Barbacena não é da imprensa”, declarou. A servidora preferiu não se identificar, para não sofrer pressões internas.

Nota oficial da Folha de Barbacena

De acordo com Eugênio Bucci em Sobre Ética e Imprensa (2000): “Falar em imprensa livre é falar numa prática de comunicação social historicamente criada pela modernidade que organiza o espaço público, o Estado e o mercado, segundo o primado dos direitos do cidadão.”

A liberdade de imprensa é a capacidade de um indivíduo de publicar e dispor de acesso a informação (usualmente na forma de notícia), através de meios de comunicação em massa, sem interferência do Estado.

Embora a liberdade de imprensa seja a ausência da influência estatal, ela é garantida pelo governo através da legislação. Ao processo de repressão da liberdade de imprensa e expressão chamamos Censura.

A Folha de Barbacena (FB) repudia todas as críticas do prefeito Luís Álvaro e afirma que noticia/informa o público apenas os fatos que acontecem em Barbacena, a partir das demandas dos moradores e dos fatos apurados pela reportagem, ouvindo sempre todos os lados do fato em questão.

Nota oficial da Rádio Sucesso

O articulista da Rádio Sucesso FM também criticou o prefeito Luís Álvaro. “O prefeito deveria ficar mais preocupado com o que acontece com a cidade. Barbacena está cheia de buracos. Agora, usar um evento empresarial para criticar a imprensa é um absurdo. O prefeito deve cuidar da cidade e parar de criticar a imprensa local”, concluiu o jornalista.

Banner Grande Podologia 1
Banner 2 Podologia – Grande

Os comentários estão desativados.