• Coral Cidade dos Profetas se apresenta nesta quinta em Tiradentes

    Congonhas e São João del-Rei também receberão os artistas.

    A música antiga de Minas está de volta. Após mais de um ano com as atividades de difusão interrompidas, devido à pandemia de Covid-19, o Coral Cidade dos Profetas lança sua nova turnê: a série de “Concertos Itinerantes”. E nesta quinta-feira (19/08), se apresenta na cidade de Tiradentes, na quinta, na Matriz de Santo Antônio, às 20h30, de acordo com todos os protocolos de biossegurança.

    “Em Tiradentes, especialmente, vamos executar Ave Maria e Padre Nosso  de Lobo de Mesquita,  acompanhado no órgão de tubos da Matriz de Santo Antônio. Teremos a participação de Maria Amélia Viegas,  organista,  Salomé Viegas,  flautista e Alexandre Barros, no oboé”, conta o maestro Herculano Amâncio. O projeto Concertos Itinerantes é viabilizado com o patrocínio do Instituto Cultural Vale, com recursos da Lei Federal de Incentivo à Cultura, da Secretaria Especial da Cultura do Ministério do Turismo. 

    Acompanhado de orquestra de câmara e solistas, o Coral Cidade dos Profetas interpretará nas ocasiões, alguns dos clássicos do repertório que o notabilizou, pinçados originalmente em acervos setecentistas. “A cada recital um compositor do período Colonial, como Manoel Dias de Oliveira, Joaquim José Emerico Lobo de Mesquita, Padre João de Deus de Castro Lobo, Marcos Coelho Neto e Jerônimo de Souza Lobo, será homenageado, com a intenção de revelar às novas gerações sua obra e sua biografia, e de aproximar este patrimônio imaterial de um público mais amplo, durante as apresentações em igrejas, reproduzindo a mesma atmosfera do período colonial”, explica o maestro do Coro, José Herculano Amâncio.

    Com esta série, o Coral Cidade dos Profetas já passou por São Brás do Suaçuí, Entre Rios de Minas, Ouro Preto e Conselheiro Lafaiete.  No dia 22 é a vez de Congonhas e dia 29 de São João del-Rei. “Essas cidades foram escolhidas porque mantêm a tradição da Música Colonial. Quando cantamos é como se a arquitetura barroca ainda presente em alguns aspectos destes lugares ganhassem sua trilha sonora”, conclui o tenor Antônio Maria Reis, um dos integrantes do grupo.

    Repertório:

    – Missa Pequena – Kyrie (Joaquim de Paula Souza)

    – Jaculatória (Anônimo)

    – Sicut Cedrus (Anônimo)

    – Moteto O Vere Christe (José Joaquim da Paixão)

    – Matinas do Natal – Responsório I (Anônimo)

    – Tota Pulchra es Maria (Anônimo)

    – Padre Nosso (Lobo de Mesquita)

    – Ave Maria (Lobo de Mesquita)

    – Stabat Mater (Lobo de Mesquita)

    – Ofertório de Nossa Senhora da Assunção (Anônimo).

     

     Serviço:

    Série de Concertos Itinerantes

    Quando: Dia 19/08,quinta-feira às 20h30

    Onde: Tiradentes – Matriz de Santo Antônio

    Entrada gratuita

  • Botão Voltar ao topo
    Copy Protected by Chetan's WP-Copyprotect.