

Complexo Hospitalar de Barbacena conclui projeto Lean Transformação
Iniciativa trouxe melhorias na gestão de leitos, no fluxo de pacientes e no engajamento das equipes

O Complexo Hospitalar de Barbacena (CHB) realizou ontem (27/08), o evento de encerramento do projeto Lean Transformação, iniciativa desenvolvida em parceria com o Hospital Sírio-Libanês, o Ministério da Saúde e a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG).
O evento marcou o encerramento de oito meses de trabalho, com a apresentação oficial dos resultados. O diretor do CHB, Claudinei Emídio Campos, destacou o patamar de excelência alcançado pelo Complexo, que, segundo ele, precisa ser mantido e ampliado. “Nosso objetivo é consolidar a instituição como referência da macrorregião Centro-Sul e continuar avançando, sempre em busca de níveis cada vez mais elevados de qualidade”, afirmou Claudinei.
Segundo a consultora médica do Sírio Libanês, Lilian Mesquita, o projeto Lean em Barbacena provou que gestão eficiente e inovação servem a um propósito maior: cuidar das pessoas. “A colaboração da equipe transformou o impossível em realidade, alcançando resultados incríveis: um deles foi a redução de 82% nos casos de pneumonia associada à ventilação mecânica. Essa conquista demonstra o compromisso do CHB em oferecer um cuidado de excelência e seguro à população”, ressaltou.
Resultados alcançados
Segundo o gerente de internação, Marcio Antonio Resende, os ganhos mais significativos com o projeto foram a reestruturação dos fluxos de trabalho e a otimização do uso dos recursos hospitalares. Entre os avanços, destacam-se também o maior giro dos leitos, aumento em 51% do número de cirurgias, redução em 22% da permanência média dos pacientes, redução em 56% do número de cancelamentos de cirurgias e o aumento da eficiência em 39% do bloco cirúrgico.
“Hoje temos definidos os principais gargalos para a entrada do paciente e para a organização do trabalho. Com as ferramentas do Lean, conseguimos tornar os processos mais objetivos e claros, o que repercute diretamente no tempo de resposta às necessidades assistenciais”, destacou Marcio.
Outro ponto enfatizado foi o engajamento dos servidores do Complexo, considerado um dos pilares de sucesso do projeto. “Nossa equipe é extremamente comprometida e abraça os projetos. Houve uma adesão forte às mudanças propostas, o que demonstra o esforço coletivo em prol da excelência no cuidado centrado no paciente”, concluiu o gerente.
O Lean no CHB
O Lean Transformação é um desdobramento do projeto Lean nas Emergências, do qual o Complexo participou em 2022/2023 com bons resultados, sendo assim qualificado para esta segunda fase. Desta vez, o objetivo foi otimizar os processos no bloco cirúrgico e unidades de internação.
O projeto teve início em dezembro de 2024, quando foi feito um diagnóstico inicial da situação do hospital, com o levantamento de indicadores que seriam acompanhados ao longo dos meses seguintes. A partir de janeiro de 2025, foram realizadas oito visitas presenciais de consultores do Sírio-Libanês, além de monitoramentos on-line. Nessas etapas, os profissionais do CHB receberam capacitações, ferramentas de gestão e acompanhamento para implementar melhorias contínuas em diversos setores.
“O encerramento do projeto Lean não foi apenas um marco de conclusão, mas também um ponto de partida para a continuidade das práticas de melhoria contínua no CHB”, concluiu Marcio Antonio.


