Comissão debate a criação do Dia Nacional da Mulher Sambista
A proposta é de que a celebração aconteça no aniversário de Dona Ivone Lara, dia 13 de abril
Nesta terça-feira (17/08), a Comissão de Cultura da Câmara dos Deputados se reuniu às 14h para discutir o Projeto de Lei 2517/21, responsável por criar o Dia Nacional da Mulher Sambista. A proposta é de que a celebração ocorra anualmente no dia 13 de abril, aniversário da cantora e compositora Dona Ivone Lara.
Ivone Lara, conhecida como a Rainha do Samba e Grande Dama do Samba, foi a primeira mulher a assinar um samba-enredo e também a fazer parte da ala de compositores de uma escola, a Império Serrano. Antes de se consagrar no mundo da música, ela desempenhou um importante papel como enfermeira na reforma psiquiátrica no Brasil, dedicando-se a atividade por mais de 30 anos antes de se aposentar e dedicar-se exclusivamente ao meio artístico.
De acordo com o autor do projeto, deputado Chico D’Angelo (PDT-RJ), a proposta busca dar mais visibilidade às mulheres sambistas, reconhecendo sua importância para o samba. “Além de homenagear Dona Ivone Lara, a instituição do Dia Nacional da Mulher Sambista tem a finalidade de dar visibilidade às mulheres sambistas na constituição deste gênero musical, uma das principais manifestações culturais populares brasileiras”, declarou.
Para debater a proposta, foram convidadas a sambista Adriana Gomes da Silva, a representante da Escola de Samba Império Serrano Quitéria Chagas, a cantora Teresa Cristina e a representante das Mulheres Compositoras, Thayssa Menezes.
Com informações da Agência Câmara de Notícias