• Comandante da Aeronáutica ministra Aula Magna na EPCAR, para marcar o inicio do ano letivo

    O auditório da Escola Preparatória de Cadetes do Ar (EPCAR), localizada em Barbacena, foi cenário, nesta quinta-feira (05/02), da tradicional Aula Magna, destinada aos futuros Cadetes, sendo ministrada pelo Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Marcelo Kanitz Damasceno, que foi recebido pelo Comandante da EPCAR, Brigadeiro do Ar André Luiz Alves Ferreira.

    O evento contou com a presença de Oficiais-Generais da Força Aérea Brasileira (FAB); Comandantes, Chefes e Diretores de Organizações Militares da Guarnição de Aeronáutica de Barbacena (GUARNAE-BQ); cerca de 393 alunos do 1º, 2º e 3º Esquadrão da EPCAR – Turma Zênite, Black Hawk e Xavante, respectivamente; professores civis e militares; além de familiares.

    A aula inaugural, na Nascente do Poder Aéreo, representou o início do ano letivo e do Curso Preparatório de Cadetes do Ar (CPCAR) de 2026. É por meio desse encontro realizado anualmente, que são reafirmados, por exemplo, importantes valores, como disciplina, hierarquia, ética, espírito de corpo e comprometimento com a busca permanente pela excelência. Ao reunir tradição, orientação e inspiração, a Aula Magna contribui para fortalecer o sentimento de pertencimento e preparar os futuros Cadetes para compreenderem a responsabilidade de servir à FAB, internalizando valores que irão nortear sua conduta acadêmica, militar e profissional ao longo de toda a carreira.

    A palestra do Comandante foi marcada por mensagens inspiradoras e motivacionais, com destaque à missão da FAB, à Diretriz do Comandante, à importância dos Professores e aos projetos estratégicos da Força Aérea, que percorrem as áreas de ciência, tecnologia, inovação e atualizações doutrinárias. Para elucidar os temas abordados, o Comandante pontuou, por exemplo, a modernização do T-27 e do T-25, o emprego da aeronave F-39 Gripen, o progresso das obras do ITA Campus – Fortaleza (CE) e do PITA-BA, e Operações que demandaram complexidade logística e operacional, como a Atlas e a Excelsior.

    Logo de início, o Comandante recordou sua trajetória na Escola, destacando valores e o papel fundamental da família e dos Professores em cada fase da vida militar, profissional e pessoal dos Alunos presentes. “Há 50 anos, eu chegava nessa Escola e, aqui, fui muito feliz. Por isso, para cada pai e cada mãe, que está aqui, tenham a certeza de que estão entregando os seus filhos e suas filhas para um futuro brilhante. E falando um pouco da minha jornada e da experiência que carrego neste meio século de Força Aérea, faço uma comparação entre duas tríplices hélices de sucesso, uma delas, sendo o governo, a indústria e o conhecimento, e a outra, sendo a família, a Escola e o Aluno”, destacou.

    Em seguida, o Tenente-Brigadeiro do Ar Damasceno ressaltou aspectos essenciais do planejamento estratégico da Força, pontuando a Diretriz do seu Comando no que tange, por exemplo, a sinergia dos meios em prol da missão da FAB, a vocação de uma instituição inovadora, a gestão de conhecimento no Comando da Aeronáutica (COMAER), a valorização do capital humano, o desafio de assegurar ao Brasil o acesso ao espaço.

    Outros assuntos também ganharam destaque na palestra, como a prontidão em atender as necessidades do país, por meio, por exemplo, das interceptações aéreas, do transporte de órgãos e das missões de busca e salvamento. Por fim, o Comandante da Aeronáutica deixou alguns conselhos aos Alunos. “De aluno para aluno, eu diria, como 76/298 Damasceno, confiem no processo, não desistam nos dias mais difíceis e nem tomem decisões em momentos de estresse. As escolhas devem ser muito bem feitas e não desafie aquilo que pode destruir os seus sonhos”, finalizou.
    Na oportunidade, a Líder do Corpo de Alunos, a Aluna Maria Luiza do 3º Esquadrão – Turma Xavante, homenageou o Comandante com a entrega de uma lembrança e destacou a relevância da aula ministrada. “Me sinto muito honrada em poder entregar essa lembrança ao Comandante e sinto que a aula magna ministrada por ele foi de extrema importância, especialmente, para o corpo de alunos pudesse ver as inovações da Força”, disse.

    Na ocasião, ainda estiveram presentes o Comandante-Geral do Pessoal, Tenente-Brigadeiro do Ar Sérgio Rodrigues Pereira Bastos Junior; o Chefe do Gabinete do Comandante da Aeronáutica (GABAER), Major-Brigadeiro do Ar Antonio Luiz Godoy Soares Mioni Rodrigues, e o Diretor de Ensino da Aeronáutica, Major-Brigadeiro do Ar Luiz Guilherme da Silva Magarão.

    EPCAR

    Criado por meio do Decreto nº 26.514, de 28 de março de 1949, o Curso Preparatório de Cadetes do Ar (CPCAR) iniciou suas atividades na Escola Técnica de Aviação, em São Paulo, com 201 alunos. Em 29 de julho do mesmo ano, o curso foi transferido para a cidade de Barbacena, ocupando as instalações que hoje abrigam esta Escola.

    Por intermédio da Lei nº 1.105, de 21 de maio de 1950, o Curso Preparatório de Cadetes do Ar foi transformado na Escola Preparatória de Cadetes do Ar. Desde seu início, a EPCAR tem como missão preparar os alunos para o ingresso no Curso de Formação de Oficiais Aviadores, que é realizado na AFA, em Pirassununga (SP). Esta preparação compreende o ensino médio regular e a formação militar, moral e cívica, baseada nos conceitos de honestidade, lealdade e de amor à Pátria. Na última avaliação do Índice de Desenvolvimento da educação básica (Ideb), a EPCAR alcançou a primeira colocação, consolidando-se como a Instituição de ensino médio com melhor desempenho entre as escolas públicas do país. Hoje, a Instituição de ensino soma 77 anos de história. 

    Texto: Tenente Myrea Calazans / Agência Força Aérea

    Fotos: Sargento Viegas / CECOMSAER

  • Botão Voltar ao topo
    Copy Protected by Chetan's WP-Copyprotect.