

Com vagas para Barbacena, prazo para inscrição em concurso da Educação termina esta semana
O concurso oferece vagas em todas as 47 Superintendências Regionais de Ensino

Na próxima quinta-feira (21/08) terminam as inscrições para o novo concurso público da Educação em Minas Gerais. Ao todo, são oferecidas 13.795 vagas na rede estadual de ensino, com oportunidade para Barbacena e outras cidades da região.
As inscrições devem ser feitas até as 16h, exclusivamente pelo site da Consulplan, banca organizadora do certame. As taxas variam de R$ 21 a R$ 33, conforme o cargo escolhido. É possível se inscrever para mais de um cargo, desde que as provas não sejam aplicadas no mesmo turno.
O concurso oferece vagas em todas as 47 Superintendências Regionais de Ensino, além da Unidade Central da SEE/MG. Os cargos são: Professor de Educação Básica (PEB), Especialista em Educação Básica (EEB), Técnico da Educação (TDE), Analista da Educação Básica (AEB), Analista Educacional (ANE), Analista Educacional na função de Inspeção Escolar (ANE/IE) e Assistente Técnico de Educação Básica (ATB).
Como efetivar a inscrição
Para participar, o candidato deve acessar este link até as 16h de quinta-feira (21/08), preencher o Requerimento Eletrônico de Inscrição, escolher o cargo e a SRE/Unidade Central de atuação e transmitir os dados.
Na sequência, é necessário gerar e imprimir o Documento de Arrecadação Estadual (DAE) e efetuar o pagamento até sexta-feira (22/08), primeiro dia útil após o encerramento das inscrições, nos bancos e lotéricas autorizados.
Após a confirmação do pagamento, o comprovante de inscrição ficará disponível no site da Consulplan. Candidatos que não tiverem acesso à internet poderão utilizar computadores disponibilizados nas sedes das SREs, em dias úteis, das 9h às 12h.
Etapas e provas
A seleção será realizada em três etapas: prova objetiva de múltipla escolha, redação e avaliação de títulos. As duas primeiras fases, de caráter eliminatório e classificatório, serão aplicadas no dia 28/9/2025, nas cidades-sede das SREs. A avaliação de títulos, de caráter classificatório, será destinada apenas aos cargos de nível superior.
O edital também garante 10% das vagas para pessoas com deficiência (PcD), com condições específicas para a realização das provas, respeitando a legislação vigente.
Todos os detalhes sobre requisitos, atribuições, conteúdo programático, orientações para recursos e cronograma completo estão disponíveis no edital.
Com informações da Agência Minas


