Com trechos sobre o Hospital Colônia, peça de videoteatro aborda tratamentos psicológicos
“Classe cordial” surgiu da união de dois grupos de teatro do Rio Grande do Sul
Nesta segunda-feira (23/08), aconteceu a estreia de “Classe Cordial”, peça de videoteatro que aborda o tratamento historicamente dado àqueles que procuram lugares especializados em busca de receber atendimento para os seus distúrbios psicológicos. O vídeo traz um trecho do documentário “Em nome da Razão”, que relata as condições dos pacientes do Hospital Colônia, em Barbacena.
“Classe cordial” surgiu da união de dois grupos de teatro do Rio Grande do Sul, o Coletivo Nômade de Teatro e Pesquisa Cênica e a Companhia de Solos & Bem Acompanhados.
Deborah Finocchiaro interpreta uma mulher presa em um manicômio que, de acordo com a atriz, mostra a realidade de diversas pessoas. Em seu processo de criação, a atriz criou uma história para a sua personagem: a mulher apresentada foi abusada sexualmente durante anos por seu padrasto e, ao contar o caso para a mãe, foi jogada em um manicômio.
Realizada por meio da Lei Aldir Blanc, as expectativas são de que a peça também ocorra no formato presencial, mas no momento isso ainda é inviável devido a pandemia da Covid-19. No canal do grupo também há disponível a versão da peça com tradução em libras.
Com informações da GHZ Espetáculo