

Com aumento nas mortes por Febre Amarela em Minas em 2025, vacina está disponível nas UBS de Barbacena
A meta é alcançar 95% de cobertura vacinal

Minas Gerais registra aumento de 500% nas mortes por febre amarela em 2025, segundo a Secretaria de Estado de Saúde. Em Barbacena, a vacinação está disponível em todas as Unidades Básicas de Saúde e na Central de Vacinação como medida de prevenção, tanto na zona urbana quanto na rural conforme o calendário de faixa etária.
Minas Gerais
Segundo os dados divulgados, entre janeiro e julho deste ano foram registrados cinco óbitos pela doença no Estado, número significativamente maior que o registrado no ano passado, quando houve apenas uma morte. Os casos ocorreram nos municípios de Extrema, Cambuí, Pouso Alegre, Silvianópolis, Monte Sião, Soledade de Minas, Maria da Fé, Sapucaí-Mirim, Poços de Caldas, Gonçalves e Carmo de Minas.
Além disso, Minas contabilizou 675 casos suspeitos, resultando em uma média de quatro notificações diárias. Dentre as análises laboratoriais realizadas, 14 casos foram confirmados como positivos para a doença.
Vacinação em Barbacena
Em entrevista ao Contato Direto da Rádio Sucesso, a Chefe de Vigilância Epidemiológica, Andressa Guedes Duque, falou sobre a doença. ” Ela tem um ciclo de evolução muito rápido e pode levar a óbito. A gente tem a vacina contra a febre amarela que é um importante mecanismo de prevenção. Ela é segura, gratuita e está disponível em todas as UBS e na Central de Vacinas”, explicou ela
Com a meta de alcançar a cobertura vacinal de 95%, confira as informações sobre a vacinação:
- Primeira dose aos nove meses de idade;
- Reforço aos quatro anos;
- Uma dose única para adultos até 59 anos sem histórico vacinal;
- Reforço para quem recebeu dose fracionada em 2018;
- Pessoas com 60 anos ou mais devem passar por avaliação médica;
- Pessoas com intenção de realizar viagem internacional, a imunização deve ocorrer em até 15 dias antes da viagem.


