Traumatismo dentário, o que fazer?

06/02/2021 08:00:00

 

Por mais cuidado que a gente tenha, acidentes acabam acontecendo. Pode ser uma queda de bicicleta, impactos durante atividades físicas, acidentes domésticos ou no trânsito, tendo como consequência um trauma dental.

O traumatismo dentário é algo muito comum no consultório odontológico, acarreta todas as idades sendo mais comum em crianças e adolescentes. A procura por um atendimento de urgência deveria ocorrer imediatamente após o trauma, porém devido à falta de informação e outros fatores nem sempre ocorre no ato do acidente.

Essas lesões no elemento dentário pode ir de uma simples fratura do esmalte dentário (camada mais superficial do dente) até a perda do mesmo, geralmente ocorre mais nos incisivos (dentes da frente). O tratamento será de acordo com a complexidade do caso, podendo ser feito a reconstituição do dente, imobilização do mesmo, tratamento endodôntico (canal) ou até mesmo a extração (retirada).

Aconteceu o trauma dentário e agora? Primeiramente devemos tentar acalmar a vítima e procurar por um atendimento odontológico de urgência. O profissional irá fazer a limpeza da região, exames complementares (como raio-x) e o exame clínico.

Uma dica importante é que se possível recolher os fragmentos do dente ou até mesmo o dente (em caso de avulsão), não se deve limpar os mesmos, devendo colocar em um recipiente com leite ou saliva e levá-los para o dentista avaliar. 

Vale ressaltar que quanto mais rápido a procura pelo atendimento melhor o prognóstico da situação.

Moreira Saúde
Moreira Saúde

A Clínica Moreira Saúde traz para você assuntos referentes a área Odontológica e Clínica Geral A Clínica Moreira Saúde é Formada por Ana Lúcia Moreira de Oliveira e Dra. Luciana Moreira Santa Rosa Tonussi, primas e profissionais de destaque em Barbacena e região na área Odontológica e Clínica Geral. Telefone: (32) 3052-7966

Ver Publicações


Coisas de mãe
mundial