Saúde do idoso durante o isolamento social

01/07/2020 08:01:00 - Atualizado em 01/07/2020 08:06:54

 

Olá, meu nome é Nikole e faço parte da Liga de Saúde da Família e da Comunidade da Faculdade de Medicina de Barbacena (FAME) e hoje gostaria de conversar um pouquinho a respeito da saúde do idoso durante o isolamento social, aproveitando o Junho Violeta, mês de Conscientização da Violência Contra a Pessoa Idosa.

Por fazer parte de um grupo com alto risco de contágio e agravamento dos sintomas da COVID-19, os idosos precisam ser observados de perto nesse momento em que manter-se afastado do convívio social é a melhor maneira de evitar a propagação da doença.

Dados do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos mostraram que as denúncias de casos de violência contra a pessoa idosa mais do que quintuplicaram de março até maio deste ano, devido ao isolamento social, pois aumentou a exposição desses idosos aos familiares, que costumam ser os principais agressores das pessoas mais velhas.

Além disso, ao mesmo tempo em que protege o idoso do contato com portadores da COVID-19, o isolamento pode estar contribuindo para reduzir sua resposta imunológica ao colocá-lo sob uma condição estressante. A depressão já era um transtorno mental frequente entre idosos, mas no cenário atual, com as incertezas frente ao futuro, mudanças repentinas na rotina e a redução do contato físico e social com familiares e amigos podem ser fatores geradores de uma sobrecarga emocional.

No entanto, isolamento não precisa ser igual a solidão. Trouxe algumas dicas que podem melhorar a qualidade de vida nesse período da quarentena:

– Manter o contato com amigos e familiares via telefone e mídias sociais se o idoso tiver acesso a elas. O distanciamento não significa cortar relações, ele é físico e não precisa ser emocional.

– Procure garantir uma alimentação balanceada e nutritiva além de uma rotina regular de sono. Evitar recorrer a hábitos negativos para lidar com a situação, como uso de cigarro ou álcool.

– Preencha seu tempo dentro de casa com ocupações que gosta, como ler, desenhar, assistir filmes, cuidar das plantas, se dedicar a uma atividade manual, culinária, aprender coisas novas etc.


– Reservar um tempo para relaxamento.


– Evite consumir muita informação sobre a pandemia ou mesmo a política, e filtre os canais em que acessa essas informações.


Além disso, foi criado um canal exclusivo: o Disque 100, para atender idosos em situação de isolamento social. A equipe de atendimento prestará informações sobre o COVID, fará o acolhimento social para confortar os idosos e atenuar problemas provocados pelo isolamento prolongado.

Com isso, a Liga de Saúde da Família e da Comunidade convida a todos a adotar a campanha de solidariedade e firmar um compromisso de proteção e defesa do idoso, fazendo o que está ao nosso alcance para tornar essa situação de pandemia o mais tranquila e segura possível para a população da terceira idade. Esse é um momento de parar, pensar e dar um pouco mais de amor aos idosos no Brasil.

 

FAME
FAME

Ao longo de seus 45 anos, a FAME se destaca por formar médicos generalistas, qualificados para prestar assistência integral à comunidade, firmando-se como uma Instituição de Ensino médico comprometida com o desenvolvimento humano em todas as suas dimensões: biológica, psicológica e social, e com a formação profissional e cidadã de seus alunos.

Ver Publicações


Livro Rossi
Agencia Qu4tro