Roteiro Turístico – São João del-Rei

12/09/2020 08:00:00

 

Do Digital Influencer André Morato - Fundada no final do século XVII, São João Del Rei é uma importante cidade de Minas Gerais e pertence ao Circuito Turístico Trilha dos Inconfidentes. A cidade é conhecida como “Terra onde os sinos falam” pois, pelo toque do sino, os moradores sabem o que se passa na cidade, se haverá procissão, onde será a missa e quem será o celebrante. A cidade é terra natal de Joaquim José da Silva Xavier, o Tiradentes e de Tancredo Neves.


Graças ao ouro, a pecuária e a agricultura, a vila, que já recebia o nome de São João del Rei, se elevou à categoria de cidade, participando de importantes decisões e inclusive participando das revoluções de 1930 e 1964.


São João Del Rei fica a 220 quilômetros de Belo Horizonte e possui um centro histórico super charmoso, que ainda preserva a riqueza do ciclo do ouro e encanta os turistas. Com uma caminhada pelo centro histórico da cidade, é possível conhecer diversas construções históricas como igrejas e museus, em um conjunto arquitetônico com centenas de imóveis tombados pelo IPHAN. Para caminhar pela cidade use roupas leves e sapatos confortáveis. As ruas possuem calçamento de pedra.

 


Igreja São Francisco de Assis (Foto) fica na belíssima Praça Frei Orlando cercada por palmeiras imperiais. Esta igreja é um dos marcos na arquitetura colonial mineira e um dos mais belos atrativos da cidade. A construção desta igreja teve início em 1774, uma obra de Antônio Francisco Lisboa, o Aleijadinho. No fundo desta igreja está o Cemitério da Ordem Terceira.
No interior da igreja, há um conjunto de talhas na capela-mor representando a Santíssima Trindade e seis altares.

 


Igreja de Nossa Senhora do Rosário (Foto) - É a mais antiga construção religiosa de São João Del Rei, iniciada em 1719 pela Irmandade de Nossa Senhora do Rosário e São Benedito dos Homens Pretos. Em 1936, a fachada que possuía apenas uma torre que ameaçava cair foi modificada, construindo-se mais duas torres. No altar-mor, há uma belíssima imagem de Nossa Senhora do Rosário. A Igreja fica na Praça Embaixador Gastão da Cunha e fica aberta de terça à domingo na parte da manhã.

 


Igreja de Nossa Senhora do Pilar (Foto) -Teve sua construção iniciada em 1721 em substituição a uma antiga capela, incendiada durante a Guerra dos Emboabas. O interior da igreja é belíssimo com várias obras em talha e pinturas barrocas. A Igreja fica na Rua Getúlio Vargas e fica aberta diariamente.

 

 


Igreja de Nossa Senhora das Mercês (Foto) foi reconstruída em 1877 de cantaria de pedra revestida, substituindo uma antiga capela já existente no local, datada de 1751. O altar-mor possui uma belíssima imagem da padroeira, que atrai vários fiéis durante a festa da santa. A igreja fica na Praça D. Pedro II e fica aberta diariamente.

 

 


Igreja Nossa Senhora do Carmo (Foto) - Construída a partir de 1733, a Igreja de Nossa Senhora do Carmo traz inovações do estilo: a portada com elementos escultóricos e as torres octogonais recuadas. O interior desta igreja apresenta obras em talha com a cor branca predominando, diferente do douramento encontrado nas outras igrejas. Há também um bonito portão de ferro forjado ao lado da igreja. A igreja fica no Largo do Carmo e fica aberta diariamente.

 


Maria Fumaça(Foto)  - Uma ótima oportunidade para curtir uma viagem de trem em vagões centenários, num percurso rápido e não muito cansativo. O trecho de cerca de 12 quilômetros até Tiradentes é percorrido em 45 minutos, onde é possível contemplar belas paisagens da Serra de São José. As saídas acontecem às sextas, sábados e domingos, partindo às 10h e às 15h de São João Del Rei e às 13h e às 17 de Tiradentes.

Idinando Borges
Idinando Borges

É o colunista social mais renomado da região. Idinando já atuou em diversas assessorias de comunicação, secretarias de Estado e assessorias políticas.

Ver Publicações


Marcelo Miranda
Agencia Qu4tro