Princípio do Consentimento Informado

26/08/2020 08:51:00 - Atualizado em 26/08/2020 08:53:45

 

Por Rafaela Silveira Tafuri Mota.

Olá! Eu sou a Rafaela Silveira Tafuri Mota, membro integrante da Liga Acadêmica de Bioética, Ética e Deontologia da Faculdade de Medicina de Barbacena. Estou aqui hoje para falar com vocês sobre o Princípio do Consentimento Informado. Você sabe o que é isso?

O Princípio do Consentimento Informado é o direito do paciente de participar de toda e qualquer decisão sobre tratamento que possa afetar sua integridade física e psicológica, sendo dever do médico alertar sobre os riscos e benefícios dos tratamentos envolvidos.

O Princípio do Consentimento Informado é um mero documento, mas, antes de tudo, um diálogo franco entre médico e paciente, somente se efetivará com informações precisas e claras. O médico deve ser pontual, passar as informações que são importantes para a decisão do paciente, não devendo se ater mais aos benefícios do que aos riscos, sob pena de responder por omissão de dado relevante.

As exigências do princípio do consentimento informado devem ser atendidas com maior zelo na medida em que aumenta o risco, ou o dano, e a despreocupação do médico em obter do paciente seu consentimento informado pode significar - nos casos mais graves - negligência no exercício profissional.

FAME
FAME

Ao longo de seus 45 anos, a FAME se destaca por formar médicos generalistas, qualificados para prestar assistência integral à comunidade, firmando-se como uma Instituição de Ensino médico comprometida com o desenvolvimento humano em todas as suas dimensões: biológica, psicológica e social, e com a formação profissional e cidadã de seus alunos.

Ver Publicações


Marcelo Miranda
Agencia Qu4tro