Pedacim de Minas

23/05/2021 08:00:00

 

PEDADIM DE MINAS - Houve um tempo, sem as facilidades de hoje, em que o carioca e até mesmo o paulista ao chegar em Minas Gerais tinham em mente: saborear a conhecida iguaria “Pão de Queijo”. Em um luxuoso hotel no Rio de Janeiro, em que o consagrado Tulha do Chef organizou almoço, ouvimos do chef italiano: “vocês mineiros, são modestos, a gastronomia mineira é a melhor do Brasil” E, entre tantas iguarias, uma é destaque, o “Pão de Queijo”, cuja origem é um mistério nas páginas da história da culinária brasileira. Não se sabe exatamente quando e quem inventou a iguaria, mas os estudiosos da área afirmam que os primeiros registros da feitura do pão de queijo datam do século XVIII nas fazendas mineiras.

Com a escassez da farinha de trigo, importada ainda hoje, chegava a Minas Gerais imprópria para o consumo. Então, a alimentação à base de mandioca se tornou muito popular entre as cozinheiras das fazendas. E assim o polvilho, subproduto da mandioca, foi introduzido nas receitas. A grande produção de leite e derivados no estado adicionou mais um ingrediente nessa história: o queijo curado, que nada mais era que o queijo endurecido que sobrava da produção das fazendas. Mas, nos últimos tempos, a conhecida iguaria ficou “fina” ou “chique” como queiram. Ganhou recheios de chef; o queijo, cujo rótulo é o tradicional, o de “calabresa”, o de peito de peru e até a com goiabada, o doce bem mineiro.

Em Barbacena, terra do queijo, o jovem chef Jonas Campos Ribeiro (foto) começou em janeiro/21 e registrou sua produção com um nome bem sugestivo “PEDACIM DE MINAS”. A marca trabalha com o serviço delivery pelo telefone (32) 99921-3520. No cotidiano, o chef enfrenta um problema, do outro lado da linha, quase sempre acontece a pergunta: “você é o Pedacinho de Minas” ou é inteiro”? Pode perguntar? Pode!

90.3 DR. PEDRO MARTINS TEIXEIRA - O conceituado médico completou 93 anos de uma feliz existência, na foto com a neta Júlia Allevato. Em virtude do momento, o almoço foi restrito à família, uma linda família no solar da Praça Conde de Prados. Sempre com bons “causos” falamos rapidamente na tarde do dia 17, quando ele confirmou o lançamento do seu livro, cujo título é “Pequenas Histórias de Uma Longa Vida”. Conto mais depois...

RÁDIO – Foi um companheiro das horas alegres e triste também. Mesmo em residências modestas, havia sempre um aparelho de rádio, que trazia aos ouvintes música, notícias e até novelas, as mocinhas ganhavam músicas dos locutores ou solicitavam e dedicavam aos rapazes – sempre em busca de algo mais! Surgiu a FM, uma evolução! Mas a internet, roubou a cena. O caminho, dos grandes foi associar o rádio à TV e usar o sistema streaming com criatividade, bons jornalistas e âncoras de credibilidade. E, em pleno 2021, uma notícia bombou no meio jornalístico, a compra da Rádio Itatiaia pela CNN, emissora que já opera com diversos canais de TV e está na Web. Com visão, o jovem editor do Site e do Jornal Folha de Barbacena, Thiago, que é Rossi, mas é Thiago de Souza, lançou no dia 10 de maio mais um produto, a Rádio Web, intitulada rádio BCN com conteúdo voltado 100% de informação. Sem dúvida, um grande desafio.

Para manter o conteúdo atualizado, o editor conta com a jovem equipe com predominância feminina – o editor gosta de sala perfumada! A equipe é formada por Izadora Tavares de Oliveira Martins, Isabella Paolucci, Flávia Pedrosa, Rodrigo Lozasso e João Paulo Couto. A BCN pode ser ouvida através do site https://www.radiobcn.com.br/

DESTAQUES -  Izadora Tavares de Oliveira Martins, barbacenense, estudante de Jornalismo da PUC Minas e apaixonada por comunicação em todas suas formas possíveis. Apresentadora do Pop Time podcast, Hora do Café e Top 10, na rádio web BCN.

Isabella Paolucci, barbacenense, está cursando atualmente o 7º período da faculdade de Comunicação Social - Jornalismo da Universidade Federal de São João Del Rei (UFSJ). Atualmente, é jornalista da Folha de Barbacena e apresenta o podcast Pop Time e os programas CineCaverna e o Jornal na rádioweb BCN. Além disso, também apresenta o programa Maratone-se na Rádio D’Arminda e na Rádio Correio da Serra.

Izadora Tavares de Oliveira Martins, Thiago Souza, Isabella Paolucci e João Paulo Couto - Sistema FB, Site, Jornal e Rádio

Idinando Borges
Idinando Borges

É o colunista social mais renomado da região. Idinando já atuou em diversas assessorias de comunicação, secretarias de Estado e assessorias políticas.

Ver Publicações


Coisas de mãe
Festival de musica