O que você sabe sobre cuidados paliativos??

17/01/2021 08:00:00

● O que são Cuidados Paliativos?

 

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), os cuidados paliativos são uma abordagem que promove a qualidade de vida de pacientes e seus familiares.    

Destinam-se àqueles que enfrentam doenças que ameacem a continuidade da vida, por meio da prevenção e do alívio do sofrimento.

Devido à complexidade das necessidades desses pacientes e de seus familiares, constituem um campo interdisciplinar de cuidados totais, ativos e integrais.

 

● Somente para pacientes oncológicos?

 

Inicialmente, os cuidados paliativos foram pensados apenas para o tratamento oncológico, mas hoje englobam qualquer doença que ameace a vida por ser progressiva ou até mesmo incurável.

 

● Somente quando não apresenta cura?

 

Receber cuidados paliativos não significa que não haja mais nada a fazer por você ou pela pessoa que você ama. Isso simplesmente indica que o diagnóstico é de uma doença crônica grave, que ameaça a vida, e que uma equipe, juntamente com os profissionais especialistas na enfermidade, irá cuidar de quem está doente e daqueles que o cercam. Ou seja, “há muito a fazer” pelo paciente.

Claro que é muito angustiante receber o diagnóstico de uma doença grave. Ela costuma vir acompanhada, além dos sintomas físicos, de questões profundas de ordem social, psicológica e espiritual.

Os cuidados paliativos ao mesmo tempo em que trata dos sintomas da doença também cuidam das necessidades emocionais e sociais do paciente e familiares.

 

● Quando começar?

 

Os cuidados paliativos são realizados quando o tratamento curativo não está mais atuando, ou seja, quando deixa de fazer o efeito esperado de cura ou redução do acometimento.

A decisão para o início dos cuidados paliativos é uma decisão conjunta de paciente, familiares e médico

 

● Onde pode ser realizado?

 

Os cuidados paliativos podem ser realizados na casa do paciente, em um hospital ou unidade de saúde.

 

● Lembre-se:

 

É preciso desmistificar a ideia que, cuidados paliativos só devem ser empregados quando não há mais possibilidade de tratamento e o paciente estiver em condição de terminalidade.

Seu principal conceito é promover a qualidade de vida dos pacientes e seus familiares por meio de prevenção e alívio do sofrimento.

 

“Você é importante por quem você é. Você é importante até o último momento da sua vida, e faremos tudo o que pudermos, não só para ajudá-lo a morrer em paz, mas também para a viver até morrer.”

Cicely Saunders

 

Gostou do assunto? Ficou interessado em mais informações? Entre em contato.

Nós da Moreira Saúde poderemos ajudá-los.

 

 

 

Quer conhecer sobre a Clínica Moreira Saúde?

Visite nossas redes sociais: 

https://www.instagram.com/moreirasaudebarbacena

https://www.facebook.com/moreira.saudebq.3

Entre em contato conosco:

https://linktr.ee/moreirasaude

 

Moreira Saúde
Moreira Saúde

A Clínica Moreira Saúde traz para você assuntos referentes a área Odontológica e Clínica Geral A Clínica Moreira Saúde é Formada por Ana Lúcia Moreira de Oliveira e Dra. Luciana Moreira Santa Rosa Tonussi, primas e profissionais de destaque em Barbacena e região na área Odontológica e Clínica Geral. Telefone: (32) 3052-7966

Ver Publicações


Coisas de mãe
mundial