● O que são Cuidados Paliativos?
Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), os cuidados paliativos são uma abordagem que promove a qualidade de vida de pacientes e seus familiares.
Destinam-se àqueles que enfrentam doenças que ameacem a continuidade da vida, por meio da prevenção e do alívio do sofrimento.
Devido à complexidade das necessidades desses pacientes e de seus familiares, constituem um campo interdisciplinar de cuidados totais, ativos e integrais.
● Somente para pacientes oncológicos?
Inicialmente, os cuidados paliativos foram pensados apenas para o tratamento oncológico, mas hoje englobam qualquer doença que ameace a vida por ser progressiva ou até mesmo incurável.
● Somente quando não apresenta cura?
Receber cuidados paliativos não significa que não haja mais nada a fazer por você ou pela pessoa que você ama. Isso simplesmente indica que o diagnóstico é de uma doença crônica grave, que ameaça a vida, e que uma equipe, juntamente com os profissionais especialistas na enfermidade, irá cuidar de quem está doente e daqueles que o cercam. Ou seja, “há muito a fazer” pelo paciente.
Claro que é muito angustiante receber o diagnóstico de uma doença grave. Ela costuma vir acompanhada, além dos sintomas físicos, de questões profundas de ordem social, psicológica e espiritual.
Os cuidados paliativos ao mesmo tempo em que trata dos sintomas da doença também cuidam das necessidades emocionais e sociais do paciente e familiares.
● Quando começar?
Os cuidados paliativos são realizados quando o tratamento curativo não está mais atuando, ou seja, quando deixa de fazer o efeito esperado de cura ou redução do acometimento.
A decisão para o início dos cuidados paliativos é uma decisão conjunta de paciente, familiares e médico
● Onde pode ser realizado?
Os cuidados paliativos podem ser realizados na casa do paciente, em um hospital ou unidade de saúde.
● Lembre-se:
É preciso desmistificar a ideia que, cuidados paliativos só devem ser empregados quando não há mais possibilidade de tratamento e o paciente estiver em condição de terminalidade.
Seu principal conceito é promover a qualidade de vida dos pacientes e seus familiares por meio de prevenção e alívio do sofrimento.
“Você é importante por quem você é. Você é importante até o último momento da sua vida, e faremos tudo o que pudermos, não só para ajudá-lo a morrer em paz, mas também para a viver até morrer.”
Cicely Saunders
Gostou do assunto? Ficou interessado em mais informações? Entre em contato.
Nós da Moreira Saúde poderemos ajudá-los.
Quer conhecer sobre a Clínica Moreira Saúde?
Visite nossas redes sociais:
https://www.instagram.com/moreirasaudebarbacena
https://www.facebook.com/moreira.saudebq.3
Entre em contato conosco:
https://linktr.ee/moreirasaude
A Clínica Moreira Saúde traz para você assuntos referentes a área Odontológica e Clínica Geral A Clínica Moreira Saúde é Formada por Ana Lúcia Moreira de Oliveira e Dra. Luciana Moreira Santa Rosa Tonussi, primas e profissionais de destaque em Barbacena e região na área Odontológica e Clínica Geral. Telefone: (32) 3052-7966
Ver Publicações