O que é ser médico

01/11/2020 08:00:00

 

O Dia do Médico, data comemorada em 18/10 é uma data muito especial para todos nós,deixo aqui um poema sobre ser médico.

(Dr. Atul Gawande)

"Ao receber um novo paciente, com uma doença grave, penso que estamos ambos sentados à margem do rio.

O paciente precisa atravessar para a margem oposta. Ele tem que fazer isso antes que anoiteça. Eu não
 conheço o paciente, mas conheço bem o rio. Sei onde ele é mais fundo, sei em que época ele é cheio de piranhas, sei quando tem corredeira.


Meu paciente não. Só que é ele quem precisa atravessar, e tem que atravessar agora. Não vai dar para esperar a melhor época do ano, quando o rio está mais favorável à travessia. E ele conta com o que eu
sei sobre aquelas águas para tentar chegar em segurança do outro lado.

Às vezes, o rio é estreitinho, e eu posso dizer para o paciente: “Pode pular, garanto que você chega do outro lado sem nem molhar seus pés!”


E ele vai, e fica tudo bem. Às vezes, o rio é mais largo, não dá pra pular, mas eu sei de um trecho onde ele é mais raso, e posso dizer para o meu paciente: “Olha, você vai se molhar, mas vai chegar do
outro lado em segurança!” E ele vai. Chega encharcado do outro lado, mas sorri agradecido e segue seu caminho.

Só que às vezes, muitas vezes, o rio é bem largo e bem fundo. É tão largo e tão profundo que vou ter que ter muito mais critério ao avaliar as chances dele chegar ao outro lado.

Eu vou ter que perguntar, por exemplo, se meu paciente sabe nadar, se o preparo físico dele está em dia, se ele tem medo de água fria. Dependendo do que ele me responder, eu vou poder orientá-lo dos riscos da travessia, e ele vai poder decidir se quer corrê-los.

Pode ser que meu paciente não saiba nadar. Pode ser que ele esteja numa condição física tão ruim que, apenas de olhá-lo, sei que não vai dar para chegar do outro lado. Nessa hora é que eu vou ter que
ajudá-lo a tomar as decisões certas, para que ele não morra se debatendo desesperado no meio do rio gelado.

Se ele decidir correr o risco, vou pegar minha canoa e atravessar do seu lado, orientar cada
braçada. Estarei ao seu lado mesmo se ele não conseguir completar a travessia, mas vou garantir que sua despedida seja digna e tranquila.


E, se ele quiser permanecer na margem, não tem problema. Vou ficar do lado dele, fazendo companhia até a noite chegar”

 

Quer conhecer sobre a Clínica Moreira Saúde?

Visite nossas redes sociais: 

https://www.instagram.com/moreirasaudebarbacena

https://www.facebook.com/moreira.saudebq.3

 

Moreira Saúde
Moreira Saúde

A Clínica Moreira Saúde traz para você assuntos referentes a área Odontológica e Clínica Geral A Clínica Moreira Saúde é Formada por Ana Lúcia Moreira de Oliveira e Dra. Luciana Moreira Santa Rosa Tonussi, primas e profissionais de destaque em Barbacena e região na área Odontológica e Clínica Geral. Telefone: (32) 3052-7966

Ver Publicações


Livro Rossi
Agencia Qu4tro