O que é Coaching?

04/10/2020 08:00:00

 

Nas últimas semanas, a falta de controle sobre o exercício do coaching no Brasil invadiu as mídias. Eu, como Coach Integrativo Sistêmico, Máster Practitioner e Máster Trainer em Programação Neurolinguística (PNL), Comunicólogo, Especialista em Marketing e Mestre em Educação e Sociedade, sinto-me na obrigação de esclarecer todas as dúvidas sobre essa questão.

O primeiro ponto é entender o porquê de tudo isso. O problema é que o coaching, aqui no Brasil, perdeu o significado original. A palavra coach, que traduzida significa treinador, não é de fato – em um processo de coaching, o treinador. O coaching é um processo em que o coach guia o coachee, mas é o coachee que determina aonde se quer chegar e como fará isto. O coach não treina, o coach só guia, não dá a resposta.

A melhor definição de coaching é um processo instigante e criativo, onde o coach inspira o coachee a maximizar o seu potencial pessoal e profissional. A principal ferramenta é a pergunta, nada se ensina. Outras ferramentas são para autoconhecimento, autorreflexão, nada, além disso.

No mentoring, o profissional coloca a sua experiência à disposição, para acelerar o aprendizado do outro, que também é diferente de treinamento. Treinamento, ou training, é um programa, estruturado de transmissão de conhecimento ou de desenvolvimento comportamental.

Portanto, a meu ver, o que aconteceu no Brasil é que se pegou treinamento, mentoring e mais do que isso, programas pré-formatados de desenvolvimento, e nomearam como Coaching. Criaram-se inúmeras escolas, cobrando milhares de reais e tudo isso foi deturpado.

Coaching é perguntar, é fazer com que o coachee saiba quem se é, defina o que quer e como quer alcançar. Inclusive, quando estou numa sessão de coaching e por algum motivo eu acabo colocando a minha experiência, neste momento eu digo ao coachee: "Olha, isso não é coaching, isso é mentoring". Tudo claro, explicado e norteado dentro dos parâmetros metodológicos e científicos.

Sendo assim, se você quer contratar um Coach, procure saber quais são as suas reais formações. Qual a sua experiência na área e sua reputação perante a sociedade. Isso trará segurança a você, para fazer o seu processo de coaching.

Sobre Marcelo Miranda

Possui graduação em Comunicação Social - com ênfase em Publicidade e Propaganda -, especialização Lato Sensu em Administração, Marketing e Gestão Pública e Mestrado em Educação e Sociedade. Possui formação em Trainer, Practitioner e Máster Practitioner em Programação Neurolinguística (PNL) pela International Association of NLP Institutes (IN), em Coaching Integrativo Sistêmico pela Academia Internacional de Coaching Integrativo Sistêmico (AICIS) e International Association of Coaching Institutes (ICI), além de diversas outras formações nas áreas de Eneagrama, Constelações Familiares, Inteligência Emocional, Liderança, Fenomenologia, Educomunicação, Jornalismo, Publicidade e Marketing Digital. Atualmente é palestrante nas áreas de PNL e desenvolvimento humano, editor-emérito do Jornal Folha de Barbacena (www.folhadebarbacena.com.br), Coach Integrativo Sistêmico do Instituto Você (WWW.1234voce.com.br) / Aicis (www.aicis.com.br) / ICI (www.coaching-institutes.net/pt), professor e coordenador do MBA em Liderança, Coaching e PNL da Unipac Barbacena, professor do Colégio Aplicação e Centro Técnico Profissional da Rede de Ensino da Unipac Barbacena e membro efetivo do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educomunicação (GEPE) (https://educomufsjblog.wordpress.com) da Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ). Tem experiência nas áreas de Pesquisa, Comunicação, Educação, Educomunicação, Marketing, Vendas, Direitos Humanos, Desenvolvimento humano, Inteligência Emocional e PNL.

Para saber mais, acesse:

Facebook: Coach Marcelo Miranda

Instagram: @coachmarcelomiranda

Whatsapp: (32)98857-1419

Marcelo Miranda
Marcelo Miranda

Possui graduação em Publicidade e Propaganda, é especialista em Administração, Marketing e gestão Pública e mestre em Educação e Sociedade. Tem formação em Practitioner e Trainer em Programação Neurolinguística (PNL). É editor do Jornal de Barbacena, produzido pela Editora M2T LTDA., professor universitário, palestrante e consultor na área de marketing e desenvolvimento humano.

Ver Publicações


Livro Rossi
Agencia Qu4tro