O Hotel Senac Grogotó em Barbacena

19/08/2020 09:39:00 - Atualizado em 19/08/2020 09:41:57

 

Por Guilherme Oliveira.

 

Em tupi-guarani, a palavra "Grogotó", que dá nome ao Hotel Escola Senac, significa o "lugar de onde se avista o mais belo pôr do sol". E era exatamente essa a paisagem que os hóspedes admiravam em meio ao conforto e o requinte do primeiro hotel escola da América Latina.

A história do Hotel Escola Senac Grogotó começou nos anos 1960, quando foi inaugurado pela Hidrominas, na época, órgão do Governo do Estado. Anos depois, o Senac assinou um convênio com a instituição para que ele se tornasse o primeiro hotel-escola da América Latina. 

Em 1972, foi reformado e classificado pela Embratur como hotel 4 estrelas. Entre 1974 e 1976, o Hotel Escola Senac Grogotó passou por novas reformas em suas instalações para continuar oferecendo ainda mais conforto aos seus clientes. O Centro de Convenções do Hotel foi inaugurado em 1988. De 2002 a 2003, foi a área de lazer do Hotel Escola Senac Grogotó que ganhou uma nova estrutura, para um melhor descanso e relax de seus hóspedes. Em 2005, a reestruturação do prédio do Hotel Escola Senac Grogotó foi finalizada.

Referência em gas​tronomia, o hotel foi uma excelente opção para eventos empresariais e para a diversão com amigos e a família. Para quem estava a trabalho, o hotel  oferecia um centro de Convenções  equipado para a realização de eventos de pequeno e médio porte. Para quem buscava lazer, o hotel  disponibiliza ambientes completos para que os momentos de descanso fossem tranquilo e confortável. Categorizado como um hotel “Midscale Lazer e Eventos”, estava localizado no eixo de entroncamento rodoviário entre as cidades históricas mineiras e dá acesso a grandes capitais do país. Do tradicional ao moderno, as acomodações tinham um toque especial para que os hóspedes se sentissem em casa. Quem se hospedava no Hotel Senac Grogotó tinha o diferencial de ser atendido tanto por profissionais, quanto por alunos supervisionados e orientados por instrutores do Senac. Vale destacar o know-how da instituição, que já formou geração de grandes profissionais que são referência no mercado.

Infelizmente nesta quarta-feira, dia 13/05/2020 o Hotel Senac Grogotó de Barbacena encerra as atividades hoteleiras. As atividades de ensino oferecidas pelo Senac Minas no local não foram afetadas.

Em março, o Senac Minas divulgou que a unidade tinha um déficit acumulado de R$ 12 milhões por conta das atividades e da manutenção do hotel. Uma das soluções apresentadas na época era terceirização do espaço ou o leilão do hotel.

Caso isso não ocorresse, a previsão da diretoria era de que o hotel fechasse as portas no final de junho, por falta de viabilidade financeira.

Com a pandemia do novo corona vírus, o atendimento ao público no hotel foi suspenso em 20/03/2020, sem reservas programadas para os próximos meses.

O Senac informou que crise do setor turístico por causa da Covid-19 antecipou o encerramento das atividades. Alguns funcionários foram realocados em outras unidades, mas houve demissões de outros. Os trabalhadores que foram desligados estão recebendo apoio da instituição para recolocação no mercado.

A administração do espaço disse que a busca por alternativas para a solucionar a gestão do empreendimento, foram apenas interrompidas com o atual cenário econômico  que impede a manutenção do hotel. Assim aguardando a realização de futuras negociações.

Em janeiro de 2020, o Conselho Municipal do Patrimônio Cultural de Barbacena (COMPHA) aprovou por unanimidade o tombamento do Hotel Grogotó.

O hotel contra com uma estrutura de: 
83 apartamentos executivos

2 suítes Standard

3 Suítes Premium

Restaurante

American Bar

Estacionamento Gratuito

Room service 24 horas

Serviços de lavanderia

Sala de estar

Sala de leitura

Piscina adulto e infantil

Piscina interna climatizada com cascata

Sauna seca e a vapor

Quadra poliesportiva

Área de caminhada

Sala de ginástica

Sala de TV

Sala de Jogos com bilhar, xadrez, sinuca e pingue-pongue.

Salão nobre com piano e lareira

Playground

Centro de Convenções

Auditório para 126 pessoas

Sala de reuniões

Salão de festas

Fotos: Hotel Senac.

Registros de Barbacena
Registros de Barbacena

A coluna Registros de Barbacena é assinada por Guilherme Oliveira, um apaixonado pela memória e curiosidades da cidade. Aqui você confere um pouco dos registros da história de Barbacena e região.

Ver Publicações


Marcelo Miranda
Agencia Qu4tro