O 9º Batalhão da PMMG em Barbacena

15/07/2020 09:47:00 - Atualizado em 15/07/2020 10:09:42

 

A história do Batalhão de Polícia Militar, Quartel do 9º Batalhão de Infantaria da Polícia Militar de Minas Gerais, Sentinela da Mantiqueira começou em 10 de julho de 1932, o então governador de Minas Gerais, Olegário Dias Maciel, criou através do decreto nº10. 401 o 9º Batalhão de Caçadores da Força Pública do Estado de Minas Gerais, com sede na capital do Estado, já naquela época, alcançou relevante destaque na Revolução Constitucionalista de 1932, destaque caracterizado pela disciplina, honra e coragem de seus soldados, fazendo com que seus registros passados se confundam com a própria história da Polícia Militar e do Brasil.

Em 03 de abril de 1933, através do decreto nº 1922, o 9º Batalhão foi transferido para a cidade de Barbacena, situada na Serra da Mantiqueira, o que possibilitou o título de Sentinela da Mantiqueira.
O Batalhão foi sediado na Praça Dom Silvério - Praça do Rosário, tendo como fundos a Avenida Bias Fortes, local que atualmente é a Escola Estadual Adelaide Bias Fortes e Colégio Santo Agostinho, onde permaneceu até o ano de 1960, quando em 29 de setembro, foi transferido para a colina Monte Mário, hoje bairro Santa Cecília, permanecendo até os dias de hoje. A Unidade foi construída durante o Governo de José Francisco Bias Fortes, sob o comando do Tenente Coronel da Polícia Militar Thompson Scafuto.

Atualmente o 9° BPM é composto por quatro companhias, as quais são responsáveis por prover a segurança pública de 19 municípios, contando com um efetivo de 430 militares e 5 servidores civis.


Atuando na vanguarda da prevenção e na aproximação com cidadão de bem a unidade conta com o Projeto em Prol da Família e da Vida, o Projeto Cinoterapia em parceria com a APAE de Barbacena, uma aplicação ativa do Proerd e da Patrulha de Prevenção à Violência Doméstica, CONSEPs atuantes e ainda diversas outras ações ligadas à filosofia de Polícia Comunitária!


A unidade até o presente momento apresenta à sociedade uma redução aproximada de 52% das taxas de criminalidade violenta.


Barbacena, município sede do 9º Batalhão, possui hoje a MENOR taxa de delitos violentos entre todas as cidades acima de 100 mil habitantes no estado de Minas Gerais.


Redução criminal tão expressiva é atribuída à integração e proximidade entre a Polícia Militar e a comunidade, e ainda ao alto grau de profissionalismo e comprometimento da Tropa do Sentinela da Mantiqueira, que se dedicam dia e noite à prestação de um serviço de segurança pública de excelência.

Nas imagens abaixo vemos o registro do documento original da criação do 9º Batalhão de Caçadores da Força Pública do Estado de Minas Gerais.

Em outro registro vemos o gabinete do primeiro comandante do 9° Batalhão, Cel Octávio Diniz, em 1933. 
Destaca-se que parte dessa mobília se encontra em perfeito estado na sede atual da Unidade, a exemplo este móvel à esquerda em que há um arranjo de flores, e encontra-se perfeito no Salão Nobre do Comando do 9° BPM.

Os demais registros são dos prédios que abrigaram o batalhão até sua atual instalação.

Fotos: Acervo do 9⁰ BPM, por Cabo Mariana.

Registros de Barbacena
Registros de Barbacena

A coluna Registros de Barbacena é assinada por Guilherme Oliveira, um apaixonado pela memória e curiosidades da cidade. Aqui você confere um pouco dos registros da história de Barbacena e região.

Ver Publicações


Marcelo Miranda
Agencia Qu4tro