Dica de Filme: Noel - Poeta da Vila

13/07/2020 07:33:00 - Atualizado em 13/07/2020 07:40:32

 

Quem nunca cantou ou ouviu o trechinho da canção “com que roupa eu vou, à festa que você me convidou?”, embora poucos saibam, mas esta música é uma paródia ao Hino Nacional brasileiro, composta pela brilhante mente artística de Noel Rosa, o poeta de Vila Isabel.

Morto prematuramente aos 26 anos, vítima da tuberculose, o sambista, cantor e compositor Noel de Medeiros Rosa, nasceu em 1910 e tinha como marcar característica, além de seu talento ímpar, hipoplasia (desenvolvimento limitado) da mandíbula, o que lhe marcou as feições e destacou sua fisionomia bastante particular.

Entrou para a Faculdade de Medicina em 1931, no entanto, sua verdadeira vocação era a vida artística e a vida boemia carioca da década de 1930. Apesar de ter afeto e carinho pela esposa, era apaixonado mesmo por Ceci, apelido de Juraci Correia de Araújo, a prostituta do cabaré, e sua amante de longa data.

Estes e outros detalhes sobre a vida de Noel Rosa foram contados no filme Noel – Poeta da Vila, do diretor Ricardo Van Steen, lançado em 2007 e que conta no elenco com Camila Pitanga e Rafael Raposo. Uma biografia / drama com aproximadamente 1h30 de duração. A obra cinematográfica ganhou prêmios no Festival de Cinema Brasileiro de Miami e também no Festival de Cinema de Tiradentes.

Com um repertório suave, relembrando sucessos de Noel, além da marcante música final “Último Desejo”, que fecha o filme com chave de ouro, a obra biográfica nos permite conhecer um pouco o talento musical de Poeta da Vila e passear, também, pela vida boêmia do Rio de Janeiro dos anos 1930, encontrando figuras como Isamel Silva, Cartola, entre outros.

Se você ainda não assistiu, assista!

Abaixo você confere o trailer do filme:

 

 

Cinéfilos Anônimos
Cinéfilos Anônimos

Uma coluna voltada para as novidades, curiosidades e sugestões de filmes, séries e animações. Por Rodrigo Lozasso, Thiago Rossi e Flávio Altamilde

Ver Publicações


Marcelo Miranda
Agencia Qu4tro