Meditação ajuda estudantes a se prepararem para provas e avaliações

06/12/2020 08:00:00

Muitos estudantes, antes de provas e avaliações, sofrem muito com a insônia, a irritabilidade, dentre outras questões. A expectativa de conseguir a tão sonhada aprovação geralmente é acompanhada de ansiedade e estresse, que podem ser reduzidas com uma prática que, até então, parecia ter pouco a ver com o ambiente educacional: a meditação.

O objetivo do mindfulness é sair desse estado de falta de consciência e viver uma vida consciente do momento presente, dos seus sentimentos e sensações. De forma simplificada: colocar atenção plena em tudo o que se faz.

O mindfulness, como ferramenta de meditação, desenvolve a habilidade de lidar, de maneira mais eficaz, com situações de estresse, proporcionando maior energia e entusiasmo pela vida, melhor autoestima, aumento na capacidade de relaxar e redução dos níveis de dor.

Apesar de a juventude ser caracterizada como uma fase de mudanças e inquietações, o que poderia tornar pouco atrativo o hábito de meditar, é possível encontrar meios que atraiam a atenção dos jovens para essa prática. A proposta precisa ser adaptada para essa faixa etária, o que pode ser feito, por exemplo, com analogias a situações que fazem parte do cotidiano dos jovens, como a ansiedade na véspera de uma prova ou um evento importante.

Meditação

Os benefícios da meditação são fantásticos. Você pode começar com 5 minutos diários e, a medida que for evoluindo, vai conseguir fazer no próprio trabalho ou andando pela rua, por exemplo. Com a meditação, você consegue se preparar melhor para uma reunião, para o dia que está começando, dentre outras atividades.

As técnicas de respiração podem ser usadas para momentos de ansiedade, estresse e perda de foco. Elas te ajudam ficar calmo e centrado. Com treino, você consegue fazer em qualquer lugar e já no modo automático quando estiver diante de alguma situação de estresse.

Essa técnica de controle de ansiedade é bem útil. Tente ir para um lugar tranquilo, foque nesse exercício e sempre que sentir que está perdendo o foco na respiração, recomece. Respire fundo até perceber que seus batimentos cardíacos estão mais calmos.

Marcelo Mauricio Miranda – treinador, palestrante e professor - é comunicólogo, especialista em Administração, Marketing e Gestão Pública, Mestre em Educação e Sociedade, Trainer, Practitioner e Master Practitioner em Programação Neurolinguística (PNL) pela International Association of NLP Institutes (IN) e Coach Integrativo Sistêmico pela Academia Internacional de Coaching Integrativo Sistêmico (AICIS) e International Association of Coaching Institutes (ICI).

Marcelo Miranda
Marcelo Miranda

Possui graduação em Publicidade e Propaganda, é especialista em Administração, Marketing e gestão Pública e mestre em Educação e Sociedade. Tem formação em Practitioner e Trainer em Programação Neurolinguística (PNL). É editor do Jornal de Barbacena, produzido pela Editora M2T LTDA., professor universitário, palestrante e consultor na área de marketing e desenvolvimento humano.

Ver Publicações


Livro Rossi
mundial