Estação Ferroviária de Barbacena

08/07/2020 09:00:00 - Atualizado em 08/07/2020 09:07:34

 

O prédio original da Estação Ferroviária de Barbacena, foi inaugurado em 27 de junho de 1880, sob a administração do Engenheiro Herculano Veloso Ferreira Pena, e foi demolido em 15/11/1931, dando lugar ao atual prédio da estação, que foi inaugurado na mesma data, obra executada pela firma Dolabela, Portela & Cia. 

O Engenheiro Henrique Dumont, pai de Santos Dumont, foi empreiteiro na construção do trecho João Ayres-Barbacena. 

Daqui saía, desde 1910, um dos entroncamentos da linha do Paraopeba, da antiga E. F. Oeste de Minas, que, embora até 1931 possuísse sua própria estação, a partir daí passou a dividir a nova estação da Central. Esse ramal tinha a bitola de 0,76 m e parte dele encontra-se em operação até hoje, entre Tiradentes e São João del-Rei, para fins turísticos. Parou de funcionar (a partir de Barbacena) em 1966. 

Os trens de passageiros da RFFSA não passam por Barbacena desde o fim do lendário Vera Cruz, em 1991.

Sobre as fotos, em preto e branco sendo a primeira, a estação nos anos de 1880, já a outra, tem as duas estações  sendo a atual em construção lá pelos anos de 1930.

Em um dos registros abaixo, em 1935, vemos o Presidente Getúlio Vargas desembarcando na Estação Ferroviária de Barbacena, e a seu lado vemos o então Presidente de Minas (governador) Antônio Carlos Ribeiro de Andrada e seu sobrinho José Bonifácio Lafayette de Andrada que foi nomeado prefeito de Barbacena em 1930. À esquerda do Zezinho vemos o delegado Laerte, muito conhecido na história política de Barbacena, por supostamente prender e ministrar purgante aos seus adversários políticos.

Fotos: Guilherme Oliveira / Rodrigo Rocha / Domínio público / Luiz Carlos Diniz Caldeira Brant.

Registros de Barbacena
Registros de Barbacena

A coluna Registros de Barbacena é assinada por Guilherme Oliveira, um apaixonado pela memória e curiosidades da cidade. Aqui você confere um pouco dos registros da história de Barbacena e região.

Ver Publicações


Marcelo Miranda
Agencia Qu4tro