Diário da quarentena: Como ficaram as suas finanças em tempo de crise?

08/08/2020 08:00:00

 

Por Thaís Abreu.

 

 

Hoje nosso diário da quarentena começa a traçar sua reta final. Ainda não temos a cura da Covid 19 mas aos poucos a vida está voltando ao normal, ou ao menos tentando. Mas isso é assunto pro próximo capítulo...

Hoje vamos falar de finanças. Embora eu não seja desse ramo e nem tenha nenhum estudo científico ou alguma pesquisa comprovada de Havard, eu sei como essa crise afetou o nosso bolso. Não é difícil deduzir que a maioria de nós se viu em estado crítico quando o trabalho parou. Eu tenho meu salário que não foi afetado, mas tenho outras fontes de renda que foram muito afetadas e que até hoje não foi estabilizada.  Precisei ter um plano B, C, D pra não deixar a falta de dinheiro e os planos adiados mexer com meu psicológico. Mas mesmo assim, fiquei apavorada. Porque talvez isso também aconteceu com vocês: compramos muitas coisas no impulso   dividimos no cartão e aí uma pandemia chega e não sabemos se as reservas serão suficientes. E os boletos continuam a chegar independente da sua situação.

Aprendi e muito nessa quarentena. E uma das coisas que mais tive a noção foi desse equilíbrio financeiro que precisamos ter. O pouco que você guarda de seu salário oi aquela roupa que você deixa de comprar por compulsão já faz uma diferença enorme. As vezes gastamos tanto com supérfluos que poderíamos investir em coisas realmente importantes.  Me peguei pensando o tanto de coisas inúteis que comprei e que me fizeram sair do foco de ter um “ fundo emergencial “. Aí chega a pandemia, a crise e a cabeça pesa.

Graças a Deus consegui um equilíbrio e principalmente consegui nesses quatro meses aprender a ter um controle financeiro. E sem dúvidas a pandemia trouxe males, mas também trouxe momentos de pausas em que precisávamos organizar a vida ou tudo seria igual.

Sugiro a vocês que a partir de hoje comecem a planejar o futuro. Comecem a gastar com coisas importantes. Claro que comprar um mimo, jantar fora ou fazer uma viagem é necessário também. Mas tudo é uma questão de equilíbrio.

E pra mim, essa é a palavra da pandemia: equilíbrio. E eu pude provar!

Thaís Abreu
Thaís Abreu

Formada em Comunicação Social (Publicidade e Propaganda), e Jornalismo, e pós-graduada em Administração e Marketing. Cursando atualmente pós- graduação em Coaching, Liderança e PNL. Começou sua carreira em 2006 estagiando no Jornal Folha de Negócios, cobrindo eventos e fazendo atendimentos publicitários. Em 2017 entrou para a Rádio Correio da Serra com uma participação em um programa. E em 2018 foi convidada a ter seu próprio programa. Ainda em 2018 uniu o seu programa da rádio com o Instagram e conquistou um público fiel que acompanha suas postagens, coberturas, entrevistas e seu dia a dia. Em 2019 foi convidada a ser colunista do site Folha de Barbacena , assinando coluna de entretenimento. Thaís Abreu, mais conhecida como Tatá, faz parte da grade da Rádio Barbacena. Diariamente participa e divide a bancada do programas “No Ar”, " Playlist Barbacena" e " Jornalismo em 30 Minutos". E aos sabados apresenta o" Playlist 94,7 FM".

Ver Publicações


Marcelo Miranda
Agencia Qu4tro