Destaques do Borges

11/04/2021 18:37:00

 

DISCRETO – O vereador José Bonifácio de Andrada(foto), eleito como “Zezinho Andrada”, é discreto, mas está debruçado em temas atuais e de urgente necessidade, como por exemplo a “Causa Autista”. De sua iniciativa o projeto de lei que prioriza a vacinação da comunidade conhecida pela sigla TEA (Transtorno do Espectro Autista), hoje em grande parte acolhida pela Associação das Mães Autista de Barbacena - AMAB. Acredito que, ainda no início da próxima semana, teremos a aprovação do Executivo. O vereador Andrada, preparado e sensível às causas sociais, que hoje estão no topo das necessidades da população, sabe também das dificuldades do município. Não se pode cobrar a fatura antes do tempo, a cidade tem muitas demandas, mas é preciso visão a médio e a longo prazo. Há de se revisar tributos, instituições que pouco contribuem, a morosidade quanto aos grandes devedores e torna-se imprescindível uma visão pós pandemia, como por exemplo, revisão de contratos, elaboração de projetos de abrangências sociais e também o olhar para a recuperação econômica da cidade. Seu trabalho se baseia no tripé: necessidade, estudo e projeto.

Foto de Isabela Lobato

NOVA REALIDADE - A era pandêmica atingiu em cheio o setor gastronômico.  Não havia e não há um manual. A tendência do “Almoço de Domingo” nos restaurantes e churrascarias, em voga nas últimas duas décadas, foi um boom do setor. Com a perda das domésticas aos domingos – elas ganharam seu “dia de folga” e os restaurantes ganharam público. A partir de março de 2020, endereços quase centenários, foram obrigados a buscarem tecnologia e adaptar aos novos tempos, com perdas, mas não totais.  Em Barbacena, não poderia ser diferente, o movimento que começou discreto, até cresceu. Um dos endereços de tradição, o Gino’s il Candelabro assumiu o chamado “delivery” que já existia, foi ampliado com pratos saborosos da culinária italiana à noite; de terça às sextas e aos sábados e domingos para almoço e jantar. Há as incertezas de como ajustar as tecnologias de automação, mantendo a essência, a breve volta do público. No Brasil, com os preços da matriz energética, não há sinais de recuperação, mas o foco é importante.  Com 57 anos de existência, o Gino’s está mantendo o foco.  

 

 

O SECRETÁRIO - Daniel Martins Melo (foto) é o Secretário de Assistência Social.Ele é Formado em Direito, com atuação desde o ano de 2006, área criminal. Passou pela área ambiental e fez especialização em direito do trabalho, dedicando às atividades empresariais. Desde 2017 participa do Conselho Econômico da Igreja Católica de São Pedro e São Paulo. Convidado pelo Prefeito Carlos Du, que se elegeu com a premissa de “Cuidar de Gente”, para ser o Secretário de Assistência Social.  Antes de ser secretaria, era conhecida como “Setor de Assistência Social”, quando da criação, nos anos 90, foi denominada de “Secretaria do Bem Estar Social.  No passado, a verba destinada ao setor era irrisória e por vezes, relegado ao segundo plano das prioridades. O desafio com certeza será imenso, tendo em vista as políticas de Brasília: bujão de gás ao custo de cem reais, reajustes desenfreados da cesta básica e dos medicamentos acarretando inflação e desemprego. Seu gabinete, conhecido pela sigla SEMA, está instalado na bela edificação da Praça Conde de Prados, edificação histórica, que merece ser nominadae reformada. As informações que tenho, e que ele está debruçado em várias frentes de levantamentos em busca de um diagnóstico para o enfrentamento das demandas, que são muitas. Uma delas, que choca todos nós; “moradores de rua”. Uma família já ocupa parte de uma edificação à Rua Teófilo Otoni, desde dezembro de 2020.Mas será que todos os eventuais moradores de rua, são mesmo necessitados? Com a palavra o Secretário! Com Diretoria de Comunicação da PMB

 

 

A inocente Páscoa retratada pela competente Júlia Marcier com o trio: Marina, Vitória e Lucas, Silveira Bonato. Eles são filhos de Roberta Silveira e Alessandro Bonato.

Idinando Borges
Idinando Borges

É o colunista social mais renomado da região. Idinando já atuou em diversas assessorias de comunicação, secretarias de Estado e assessorias políticas.

Ver Publicações


Coisas de mãe
Festival de musica