Cinco perguntas sobre pneumonia

28/07/2020 14:46:00 - Atualizado em 28/07/2020 14:50:21

 

Olá, meu nome é Fabiana e faço parte da Liga de Pneumologia da Faculdade de Medicina de Barbacena e hoje gostaria de conversar sobre pneumonia, respondendo a cinco perguntas que são bem comuns.

1- O Frio causa pneumonia?

A pneumonia é uma inflamação da parte final do pulmão, os alvéolos, que é causada por agentes externos, como vírus, bactérias, fungos e agentes químicos. Porém a pneumonia é mais comum no inverno pelo fato as pessoas ficarem em locais mais fechados, com pouca ventilação, e aglomerados facilitando as transmissões.

2- Como diferenciar gripe de pneumonia?

A gripe é uma infecção viral e atinge a via aérea superior, nariz, garganta, traqueia e brônquios. A gripe inicialmente se apresenta com espirros, nariz escorrendo, mal-estar, febre baixa e dor no corpo. Já a pneumonia inicia com febre alta, cansaço, falta de ar, catarro amarelado e grosso.

3- Pneumonia é contagiosa?

A pneumonia mais comum são as causadas por bactérias e por isso são menos contagiosas. Geralmente atinge as pessoas mais enfraquecidas, como os idosos, as crianças pequenas e quem teve gripe a pouco tempo. Já as pneumonias causadas por vírus, apesar de não serem a mais comum, são mais contagiosas.

4- Qualquer pessoa pode pegar pneumonia?

Sim, a pneumonia pode acometer qualquer pessoa. Geralmente as crianças até quatro anos e idosos com mais de sessenta anos tem o sistema de defesa enfraquecido e por isso tem mais facilidade de adquirir algumas doenças, entre elas a pneumonia. Outras situações como desnutrição, estresse, tabagismo e asma também facilitam o desenvolvimento da pneumonia.
 

5- Sempre é preciso internar?

Nem sempre é necessário internar um paciente com pneumonia, o médico deve fazer o exame físico, avaliar a oxigenação e exames de imagem, se o paciente estiver bem ele pode fazer o tratamento em casa. É importante fazer um acompanhamento de perto, pois pode haver piora dos sintomas.
Espero ter sanado as dúvidas do assunto, caso apresentem algum sintoma de pneumonia procurem o médico.

Ass.: Liga Acadêmica de Pneumologia de Barbacena.

 

FAME
FAME

Ao longo de seus 45 anos, a FAME se destaca por formar médicos generalistas, qualificados para prestar assistência integral à comunidade, firmando-se como uma Instituição de Ensino médico comprometida com o desenvolvimento humano em todas as suas dimensões: biológica, psicológica e social, e com a formação profissional e cidadã de seus alunos.

Ver Publicações


Livro Rossi
Agencia Qu4tro