Cárie dentária, como evitar?

03/01/2021 08:00:00

A cárie dentária é o resultado da desmineralização do esmalte dentário. Se não tratada rapidamente pode levar ao comprometimento das camadas internas do dente, levando a infecções e a perda do elemento dentário.

A desmineralização do dente ocorre devido a liberação ácida de bactérias do tipo Streptococcusmutans. Este tipo de bactéria pode ser transmitido através da saliva, como por exemplo um beijo e troca de talheres, porém a principal causa do surgimento da cárie dental é a falta de higiene bucal associada ao consumo exagerado de açúcar.  É importante ressaltar que o açúcar não inclui somente balas e chicletes, inclui também refrigerantes, achocolatados, sucos industrializados e biscoitos recheados.

A cárie dentária pode ser coronária (na parte superior do dente) ou radicular (na raiz do dente). Os sintomas mais comuns da mesma são dores de dente, sensibilidade ao mastigar, presença de furos (cavidades), manchas marrons ou brancas na superfície do dente. Como consequência ao aparecimento da mesma a gengiva pode se apresentar dolorida, sangrante ou inchada.

Existem algumas maneiras de se evitar a doença, são elas:

  • Escovando os dentes pelo menos três vezes ao dia, e o uso do fio dental diariamente, a fim de remover a placa bacteriana entre os dentes e sob a gengiva.
  • Fazendo visitas regulares ao dentista.
  • Adotando uma dieta balanceada, com pouco açúcar e amido. Quando ingerir estes alimentos, procure comê-los durante a refeição, e não como um lanche, para minimizar o número de vezes que seus dentes são expostos ao ácido.
  • Utilizando produtos de higiene dental que contenham flúor, incluindo o creme dental e o enxaguatório bucal.

Apenas um profissional pode dar o correto diagnóstico, sendo necessário uma avaliação clínica e em alguns casos exames radiográficos para avaliar a extensão e comprometimento da doença.

O tratamento consiste em medidas de promoção de saúde, no qual o profissional irá orientar o paciente de como melhorar a higienização e a dieta, e o tratamento restaurador onde será removido o tecido cariado e substituído por uma restauração.

Quer conhecer sobre a Clínica Moreira Saúde?

Visite nossas redes sociais: 

https://www.instagram.com/moreirasaudebarbacena

https://www.facebook.com/moreira.saudebq.3

Entre em contato conosco:

https://linktr.ee/moreirasaude

 

Moreira Saúde
Moreira Saúde

A Clínica Moreira Saúde traz para você assuntos referentes a área Odontológica e Clínica Geral A Clínica Moreira Saúde é Formada por Ana Lúcia Moreira de Oliveira e Dra. Luciana Moreira Santa Rosa Tonussi, primas e profissionais de destaque em Barbacena e região na área Odontológica e Clínica Geral. Telefone: (32) 3052-7966

Ver Publicações


Livro Rossi
mundial