Autocuidado não é moda, mas sim necessidade e merecimento

20/12/2020 08:00:00

Como você tem cuidado de si mesmo? O autocuidado é um conjunto de atitudes que cada um faz com o objetivo de cuidar de si mesmo. Muitas coisas podem ser consideradas como atitudes de autocuidado, até mesmo tirar um tempo para refletir sobre essas questões já pode ser considerado um hábito de autocuidado.

Falar em autocuidado é estar atento às próprias necessidades e buscar desenvolver hábitos que visam o próprio bem-estar. O quanto de autocuidado você tem aplicado em sua vida? Você tem dedicado o seu tempo a você mesmo?

É muito importante ser atencioso e se preocupar com as pessoas queridas a sua volta. No entanto, não é saudável cuidar de outras pessoas e negligenciar cuidados a si mesmo. Cuidar de si mesmo também é extremamente importante, afinal, não adianta você cuidar de todos e se esquecer da pessoa mais importante do mundo: você!

Cuidar de si não significa negar cuidados aos outros. Cuidar de si é garantir também que você estará bem quando cuidar do outro for preciso. Cuidar não significa sacrifício. É por isso e por outros fatores que o autocuidado é tão importante. Entenda a importância de se cuidar para que você tenha mais saúde e disposição para continuar os seus projetos, para que você também continue a cuidar das pessoas que você ama.

Se você está pensando que ter autocuidado é o mesmo que estar bem o tempo todo, você está errado. Autocuidado é abrigar-se dos confortos e desconfortos que a vida traz; é ver quais são as causas desses confortos e desconfortos, e escolher agir ou não, de forma positiva sobre elas.

Para facilitar o seu entendimento sobre autocuidado, seguem quatro passos básicos para essa prática: Desenvolva o autocuidado com exercícios físicos; Autocuidado com bons hábitos de higiene; Autocuidado é ter uma vida social; Aprenda a dizer NÃO para desenvolver o autocuidado.

Essas atitudes são apenas algumas entre as infinitas que eu poderia citar para ajudar você a desenvolver ainda mais o autocuidado. Mas o que eu quero é que você entenda que a sua vida é única e especial, por isso, cuide de você e busque sempre o seu bem-estar e a sua saúde. Se for preciso, busque ajuda com psicólogos, profissionais ligados à saúde mental, coaches e hipnoterapeutas. Reconhecer e pedir ajuda também são um importante e poderoso gesto de autocuidado.

 

Marcelo Mauricio Miranda – hipnoterapeuta, treinador, palestrante e professor - é comunicólogo, especialista em Administração, Marketing e Gestão Pública, Mestre em Educação e Sociedade, Trainer, Practitioner e Máster Practitioner em Programação Neurolinguística (PNL) pela International Association of NLP Institutes (IN) e Coach Integrativo Sistêmico pela Academia Internacional de Coaching Integrativo Sistêmico (AICIS) e International Association of Coaching Institutes (ICI).

Marcelo Miranda
Marcelo Miranda

Possui graduação em Publicidade e Propaganda, é especialista em Administração, Marketing e gestão Pública e mestre em Educação e Sociedade. Tem formação em Practitioner e Trainer em Programação Neurolinguística (PNL). É editor do Jornal de Barbacena, produzido pela Editora M2T LTDA., professor universitário, palestrante e consultor na área de marketing e desenvolvimento humano.

Ver Publicações


Coisas de mãe
Festival de musica