As artes de Maria Quitandeira

02/05/2021 08:00:00

 

1 – PãoPetrópolis é um pão de forma macio, enriquecido com ovos, leite e manteiga, com uma cobertura aromática de ovos e café́. Bom para o lanche da tarde.

 

2 – Bolo de Maçã é uma receita francesa de bolo tradicional, preparado com maçãs, farinha de trigo, ovos, açúcar, manteiga e canela. Nos EUA usa-se um destilado de Maçã ou rum. Hoje há inúmeras receitas...

 

3 - Bolo de banana com castanhas do Pará, receita de família herdada das tradicionais cozinheiras na fazenda preparada com farinha de rosca, açúcar, ovos, azeite e castanhas moídas.

 

4 - Babka de Nutella, tipo brioche é um pão europeu tradicional com uma massa super macia e enriquecida. Pode alternar os recheios.

 

5 - Biscoito de Nata (Estrada de Ferro) é um biscoito caseiro sabor de nata crocante por fora e macio por dentro. Ingredientes: farinha de trigo açúcar refinado, nata in natura, e bicarbonato.

 

6– Pão Integral de Passas ou castanhas – A base é a “farinha integral” e o sabor é adquirido com os ingredientes, que podem ser: passas, canela, castanha e até mesmo chia. O preparo é o “pulo do gato” – segredo!

 

7 – Pão de Canela A origem é americana, uma massa leve e de formatos diferentes é perfeito para o lanche da garotada. Receita secreta do pão de canela vem do tradicional pão de canela de Ibitipoca.

 

8 - Broa Cremosa, uma delícia para saborear quente. A origem é brasileira com fubá́, leite, açúcar e ovos, mas “amineirada” com queijo canastra ou meia cura. Faz a alegria até mesmo de paladares seletivos...

 

9– Rosca do Rei é a versão da “rosca de reis” iguaria símbolo do dia 6 de janeiro, data em que Gaspar, Melchior e Balthazar, os três reis magos, chegaram a Belém para conhecer Jesus, segundo a tradição cristã. Cada cultura tem a sua receita do doce e lembra a data segundo seus hábitos religiosos. É um costume judaico

 

10- Brownie meio amargo com ou sem castanha é um doce típico norte-americano. O segredo é o “chocolate meio amargo” e também os ingredientes que podem variar entre a castanha, passas, nozes e até́ mesmo o damasco. Em casas de especializadas em doces para casamento, ele já substitui o tradicional “Bem casado”.

 

11 – Pão de Pesto, a massa é leve e o pesto o transforma em “italianíssimo”, já que o pesto é uma rica invenção italiana. Iguaria importante em um “Queijos & Vinhos”, tido como um luxo.

 

12/13– Geléia de Goiaba e Goiabada Cremosa – feita com a fruta “in natura”, sem conservantes/ Geleia de laranja - feita com a laranja do pomar no sítio tem deliciosos pedacinhos de casca que dão sabor e crocância a geleia. Sem conservantes

 

 

 

CAMPANHA MERITÓRIA –   A exemplo de outras entidades e conforme o Site Folha de Barbacena já noticiou, na tarde do dia 20 foi lançado a Campanha Solidária, “QUEM TEM FOME, TEM PRESSA” tendo como carro chefe, o nome da respeitada empresa Glória Eventos, cuja executiva é filha de Dona Suria Bittar de Castro e Urias Barbosa, gente que sempre atuou no anonimato, ajudando o próximo. Posso falar por vivências e informações privilegiadas. A coordenadora é Maria Di Loreto Tamm Fortini, a “Senhora Benemérito”, que durante muitos anos manteve a chama viva do acolhimento na creche da Maternidade e Policlínica de Barbacena, cujo diretor era seu esposo, Doutor Fortini. Hoje, vive para a Igreja e várias iniciativas humanitárias. Vai ficar brava comigo! Também contribuíram e estão na linha de frente, as duas joias do Rotary, (Barbacena e Monte Mário); Áurea Vasconcelos Grossi eNorma Martins.  As doações podem ser deixadas no estacionamento São Francisco, localizado na Rua 15 de novembro, no Centro, que funciona 24h.

 

 

Idinando Borges
Idinando Borges

É o colunista social mais renomado da região. Idinando já atuou em diversas assessorias de comunicação, secretarias de Estado e assessorias políticas.

Ver Publicações


Coisas de mãe
Festival de musica