Além da pauta

07/07/2020 08:08:00 - Atualizado em 07/07/2020 08:17:45

 

ALÉM DA PAUTA – Desde março atuando com empenho na Assembleia Legislativa por vídeo conferência e também presencial (foto), o deputado Doorgal Andrada (foto)  é destaque entre seus pares por sua visão humanitária em prol do próximo. Sensível aos impactos da paralização prolongada, está abdicando de metade do seu salário para instituições em diversas cidades. Na esteira de sua iniciativa, treze instituições já foram beneficiadas em 10 municípios.  Foram beneficiadas em Belo Horizonte a Casa Aura e o Projeto Crescer e instituições nas cidades de Divinópolis, Barbacena, Campanha, Pouso Alegre, Perdigão, Pompéu, Elói Mendes, Senhora dos Remédios e Passa Tempo.

 

MINA DE FIBRA é o codinome da barbacenense, Danielle Mello (foto) que está na fila de espera de um transplante de pulmão. Seu tratamento é de alto custo e envolve sua manutenção em São Paulo. Diversas iniciativas estão sendo feitas para angariar recursos, além do apoio de empresas, como é o caso do Laboratório São Lucas e da Glória Eventos. A nova camisa, foto montagem, podem ser adquiridas na empresa Glória Eventos - telefone (32) 3331.465. E, ajudando a Danielle, vamos também conscientizando a população sobre a “Doação de Órgãos”.

 

  

 

COR LARANJA – Segundo informações das unidades do Corpo de Bombeiros -CBMMG a fase de transição da farda operacional na cor cinza para o laranja, acabou. Agora todo o efetivo usará o fardamento oficial na cor laranja. Segundo fontes da corporação, o laranja é uma cor internacional, pelo fato de ter mais visibilidade em ocorrências noturnas ou em locais de difícil visualização como por exemplo, as rodovias. E a corporação conta com um modelo que vestiria qualquer grife e faria sucesso, se fosse o caso.  É o tenente Pedro Aihara, de 27 anos (foto) que ganhou notoriedade nacionalmente por aparecer dando as informações sobre a tragédia em Brumadinho, na Grande BH, ganhando seguidores e tietado pela mídia e o público envolvido nos acontecimentos.  Em todo o Estado, a corporação é muito elogiada pelas assistências às ocorrências e Aihara é um porta-voz de respeito e carisma.

 

 

EM FLORENÇA – Depois do roteiro em grupo, chegamos à monumental catedral de Santa Maria del Fiore, a “Duomo" de Florença, localizada na praça homónima.  Mesmo sendo verão, chovia e havia vento.  Separei do grupo e com coragem fui em busca do meu endereço, a Farmácia de Santa Maria Novella – “Officina Profumo – Farmaceutica di Santa Maria Novella”. A explicação do guia: procurar a outra basílica, a de Santa Maria Novella, considerara a mais antiga de toda a Europa. Meu interesse era a antiga farmácia que nasceu dentro do mosteiro próximo à igreja, patrocinada pelos Médici e durante muitos anos, referência em perfumes raros. Com um pouco de dificuldade, cheguei ao largo da citada igreja e bem próximo encontrei meu endereço. Entrar em um ambiente que tem a mesma cara de 400 anos atrás não é nenhuma novidade para quem está passeando por Florença. Ainda assim, a experiência em conhecer a farmácia mais antiga da Europa, é diferente de todas as outras atrações da cidade. A história do estabelecimento começa em 1221, quando frades dominicanos começaram a preparar remédios, bálsamos e pomadas com as ervas que eram cultivadas em seus jardins – uma atividade bastante comum naquela época. Pouco a pouco, os produtos medicinais se tornaram famosos fora dos muros do monastério e em 1612 a farmácia da Basília de Santa Maria Novella abriu suas portas para o público. Querida pela família Médici, a marca não demorou a se tornar famosa em outros países. Um de seus produtos mais emblemáticos, o perfume L’Acqua della Regina, foi criado especialmente para Catarina di Médici usar no dia de seu casamento com Henrique II, o então rei da França. A farmácia passou a ser uma propriedade privada em 1817, mas esse e outros itens ainda são fabricados seguindo a mesma fórmula de centenas de anos atrás. À chegada, o turista é atendido de acordo com sua origem, no meu caso, uma linda menina que falava português. As salas que compõe a Farmácia de Santa Maria Novella são um verdadeiro museu. O acesso a Farmácia é feito através de um grande portal feito em pedra serena (pedra típica da região) e se localiza na Via della Scala 16 em Florença. Um perfume intenso muito agradável invade todo o ambiente e lhe acompanhará até o grande Salão de Vendas e o turista vai apreciar centenas de produtos, cada um com sua história em ambientes dignos de reis.

 

Idinando Borges
Idinando Borges

É o colunista social mais renomado da região. Idinando já atuou em diversas assessorias de comunicação, secretarias de Estado e assessorias políticas.

Ver Publicações


Marcelo Miranda
Agencia Qu4tro