Por Guilherme Oliveira.
Em outubro de 1903, Alberto Santos Dumont, (Pai da Aviação) e inventor do relógio de pulso, esteve em visita a Barbacena, onde foi recebido por numerosas moças, momento em que Santos Dumont, beijou a face de uma senhorita Pepita Quintão, depois da Senhora João Manuel de Oliveira Brasil, pedindo-lhes que transmitisse o beijo às demais moças de Barbacena. Eram realmente todas dignas de preito.
No mesmo período foi homenageado com um jantar no Hotel Martinelli, à rua XV de Novembro, segundo reportagem do jornal o PHAROL de Juiz de Fora. Na ocasião, Santos Dumont foi recebido por uma comitiva da Augusta e Secular Loja Maçônica Regeneração Barbacenense (registrado em Ata daquela Respeitável Instituição).
O local (foto) que vemos foi identificado por Jorge Luiz Presotti, como trecho da rua Sete de Setembro, próximo à Santa Rosa Materiais de Construção. Outro foto é do jantar servido a Santos Dumont. E vemos também o cardápio criado especialmente para o jantar oferecido ao Pai da Aviação.
Fotos: Arquivo Elton Belo Reis.
A coluna Registros de Barbacena é assinada por Guilherme Oliveira, um apaixonado pela memória e curiosidades da cidade. Aqui você confere um pouco dos registros da história de Barbacena e região.
Ver Publicações