A Pensão da Tia Cecília em Barbacena

13/08/2020 09:34:00 - Atualizado em 13/08/2020 09:39:04

 

Cecília Fernandes de Carvalho, mais conhecida como "Tia Cecília", começou seu comércio em 1982, servindo refeições em seu apartamento, que na época situava se a rua XV de Novembro, em cima do banco Real, atual Santander, e era conhecido como Pensão Dona Cecília. Lá funcionou até o ano de 1992, mesmo ano em que mudou-se para o casarão da praça do Rosário, onde ficou conhecida como "A Pensão da Tia Cecília", e lá funcionou até o final do ano de 2000, ano do encerramento das atividades.

Em 15 de novembro de 2002, tia Cecília faleceu vítima de um AVC.

Nas fotos abaixo, vemos um registro do casarão onde funcionou a pensão na praça do Rosário que ficou conhecida como pensão tia Cecília, nesta casa funcionava a pensão que a princípio alugava quartos para estudantes de medicina, mas que no decorrer do tempo, foi recebendo outros tipos de hóspedes de diversas culturas e cidades do Brasil. Além da hospedagem, a Pensão da Tia Cecília servia também um almoço, comida caseira, em especial para os funcionários públicos e comerciantes  locais.

Na época era muito comum as pessoas procurarem o famoso "PF" Prato Feito, o tradicional marmitex e a refeição familiar o  jogo de marmitas para várias pessoas, porém tudo separado, bem diferente do marmitex ou da marmita comum.

Em outro registro vemos soldados do exército em passagem por Barbacena adentrando a pensão para almoçar a comida caseira da tia Cecília.

Fotos: Rogério Ellias

Registros de Barbacena
Registros de Barbacena

A coluna Registros de Barbacena é assinada por Guilherme Oliveira, um apaixonado pela memória e curiosidades da cidade. Aqui você confere um pouco dos registros da história de Barbacena e região.

Ver Publicações


Marcelo Miranda
Agencia Qu4tro