Por Guilherme Oliveira.
O prédio original da Estação Ferroviária de Barbacena, foi inaugurado em 27 de junho de 1880, sob a administração do Eng. Herculano Veloso Ferreira Pena, e foi demolido em 15/11/1931, dando lugar ao atual prédio da estação, que foi inaugurando na mesma data, obra executada pela firma Dolabela, Portela & Cia.
O Eng. Henrique Dumont, pai de Santos Dumont, foi empreiteiro na construção do trecho João Ayres-Barbacena.
Daqui saía, desde 1910, um dos entroncamentos da linha do Paraopeba, da antiga E. F. Oeste de Minas, que, embora até 1931 possuísse sua própria estação, a partir daí passou a dividir a nova estação da Central. Esse ramal tinha a bitola de 0,76 m e parte dele encontra-se em operação até hoje, entre Tiradentes e São João del-Rei, para fins turísticos. Parou de funcionar (a partir de Barbacena) em 1966.
Os trens de passageiros da RFFSA não passam por Barbacena desde o fim do lendário Vera Cruz, em 1991.
Sobre as fotos, em preto e branco sendo a primeira, a estação nos anos de 1880, já a outra, tem as duas estações sendo a atual em construção lá pelos anos de 1930.
Em um dos registros abaixo, em 1935, vemos o Presidente Getúlio Vargas desembarcando na estação ferroviária de Barbacena, e a seu lado vemos o então Presidente de Minas (governador) Antônio Carlos Ribeiro de Andrada e seu sobrinho José Bonifácio Lafayette de Andrada que foi nomeado prefeito de Barbacena em 1930. À esquerda do Zezinho vemos o delegado Laerte, muito conhecido na história política de Barbacena, por prender e ministrar purgante aos seus adversários políticos.
Fotos: Guilherme Oliveira.
Rodrigo Rocha.
Domínio público.
Luiz Carlos Diniz Caldeira Brant.
A coluna Registros de Barbacena é assinada por Guilherme Oliveira, um apaixonado pela memória e curiosidades da cidade. Aqui você confere um pouco dos registros da história de Barbacena e região.
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