A Cerâmica Progresso Industrial de Barbacena

07/06/2021 09:42:00 - Atualizado em 07/06/2021 09:44:19

 

Em 1924 o estabelecimento era considerado o mais antigo na indústria cerâmica de Barbacena. Cerâmica Progresso Industrial de Barbacena, sob a firma José Camillo & Cia, era instalada próximo à estação do Sanatório, no subúrbio da cidade, assim chamado na época, atualmente bairro Pontilhão.

Instalada num colossal prédio de três pavimentos, a Cerâmica Progresso Industrial de Barbacena, tinha maquinário de última geração na época e seus produtos iam para o Rio de Janeiro, São Paulo e outras cidades importantes. Os seus fornos, trabalhavam dia e noite, hora com lenha, hora com óleo lançado por maçarico movido a ar comprimido.

Seu fundador foi o Sr José Camillo de Castro Leite, homem introdutor de espirito empreendedor e industrial em Barbacena, não só da cerâmica como também da fabricação de cerveja de baixa fermentação, e também da fabricação do vidro.

A primeira dessas indústrias foi representada pela Cervejaria Stiebler & Filhos, de Juiz de Fora, a segunda foi a vidraçaria Ondina, arrendada a uma outra firma. Os produtos da Cerâmica Progresso industrial de Barbacena eram de reputação universal, possuindo vários prêmios, entre eles os da Exposição Nacional de 1908 e os da Exposição Universal de Turim.

Os principais artigos de fabricação eram manilhas, curvas, junções, sifões terrestres ou rolos para esgotos. Tinha uma produção média diária de 600 manilhas. Com a firma José Camillo & Comp, trabalhavam os irmãos Salvador e Vicente Bellusci, que se encontravam a frente daquele importante estabelecimento.

Um ramal da Estrada de Ferro Central do Brasil estendia-se até a fábrica depositando lá as matérias primas e recebendo de volta os afamados produtos da cerâmica.

Fotos: Domínio público

Registros de Barbacena
Registros de Barbacena

A coluna Registros de Barbacena é assinada por Guilherme Oliveira, um apaixonado pela memória e curiosidades da cidade. Aqui você confere um pouco dos registros da história de Barbacena e região.

Ver Publicações


Coisas de mãe
Festival de musica