A Casa de Bicicleta São Marcelo

01/07/2020 08:17:00 - Atualizado em 01/07/2020 09:16:06

 

A casa de bicicleta "São Marcelo", hoje com seus 62 anos de atividades, é a mais antiga casa de bicicletas de  Barbacena, atualmente com o nome de "Bertolin Bike".

A história começa com o senhor Fernando Bertolin, filho de Margarida Loschi Bertolin e José Bertolin, nascido em19 de outubro de 1939 na cidade Barbacena.

Ele começou a trabalhar muito cedo, já na sua adolescência atuou como servente de pedreiro e aos 15 anos começa a trabalhar, então, com seu tio, o senhor Benedito Andretto, que na época era proprietário  de uma oficina de bicicleta situada na antiga rua Comendador José Jacinto, a atual rua Freire de Andrade.

Em 1957 Fernando alista-se, apresentando-se ao décimo primeiro Batalhão do Exército Brasileiro para cumprir o seu tempo obrigatório.

No ano seguinte, em 1958, após sair do Exército, ele volta a trabalhar na oficina de bicicleta de seu tio Benedito, e acaba se tornando sócio da oficina.

Em 1960 casa-se com a senhora Mariana de Oliveira Bertolin, tendo com ela seis filhos, sendo duas mulheres.

Em meados de 1962 adquire outra oficina de bicicleta, agora à rua Sena Madureira, no bairro Pontilhão, ao lado da Fazenda do Galo ou Fazenda Azul como era conhecida na época e de propriedade do senhor "Joaquim Neves", e então passa a chamar-se "Casa de Bicicleta São Marcelo". Na mesma época, o senhor Fernando Bertolin e seu tio Benedito Andretto vendem a oficina que possuíam a rua Comendador José Jacinto para o senhor Hélio Viol, que passa a  chamar-se "Casa de Bicicleta Caloi", e atualmente tem como  administradores o seu filho Camilo Viol, juntamente com seu neto, Renan Viol.

Em 1970, o senhor Fernando Bertolin muda a sua oficina de endereço, para  mesma rua, Sena Madureira, agora no número 108, onde funciona até os dias de hoje. Nessa época trabalhavam com seu Fernando, nesta oficina,  o seu cunhado Sebastião de Oliveira e seu primo José Ângelo, filho do senhor Benedito.

Em 1990 Fernando abre uma filial na praça Conde de Prados, no Centro de Barbacena, tendo como administrador proprietário o seu filho Jorge Fernandes Bertolin.

Em 1995 abre outra filial na cidade de Dores de Campos, tendo como administrador proprietário o seu outro filho Marcos Henrique Bertolin.

 

Com seus filhos administrando as filiais ele continua a trabalhar na oficina da rua Sena Madureira no Pontilhão, com seu outro filho e um funcionário, o Wanderlei José da Silva, que  trabalhou com a família Bertolin no período dos anos de 1993 a 2000, e no mesmo ano que sai da oficina do senhor Fernando, abre a sua própria oficina com o nome de "Cicle El Shaday".

Em 7 de março de 1996 falece senhor Fernando Bertolin, acometido por uma doença grave, e desde então sua filha Maria Angélica Bertolin, juntamente com seu esposo Luiz Carlos, assumem a direção da oficina com o nome de "Bertolin Bike", que continua funcionando no mesmo endereço no bairro Pontilhão.

Em 27 do junho de 2003 outro fato trágico, falece seu filho Jorge Fernandes Bertolin, um dos administradores de uma das filiais, que com sua morte teve as atividades desta filial encerradas.

 

 

Em destaque o registro da década de 60, vemos o senhor Fernando Bertolin em frente à sua oficina na rua comendador José Jacinto (atual Freire de Andrade).

 

 

Em outro registro vemos da direita para esquerda o senhor Fernando Bertolin, sua filha Maria Angélica Bertolin e seu filho Jorge Fernandes Bertolin.

 

 

E em outro registro da década de 90, vemos o funcionário Wanderlei José da Silva nas dependências da oficina "Casa São Marcelo", na rua Sena Madureira quando trabalhava na mesma.

 

Fotos: de Angélica Bertolin / Wanderley José da Silva / Guilherme Oliveira.

Registros de Barbacena
Registros de Barbacena

A coluna Registros de Barbacena é assinada por Guilherme Oliveira, um apaixonado pela memória e curiosidades da cidade. Aqui você confere um pouco dos registros da história de Barbacena e região.

Ver Publicações


Marcelo Miranda
Agencia Qu4tro