Banner Aprendiz 18/032019

Colônia Viva é destino da próxima Expedição Regional

Caminhada de 5 km em trajeto de agroturismo é tema do projeto de educação patrimonial do Museu.

O Museu Regional retoma as ações de visita técnica e dá início à nova temporada da Expedição Regional. A primeira caminhada deste ano acontece dia 25 de março, com saída em frente ao prédio da instituição, às 7h30. O trajeto escolhido vai até o projeto Colônia Viva, no Bairro São Francisco, na região da Colônia do Marçal.

Criado em 2014, o projeto Colônia Viva é um trajeto de agroturismo que envolve 11 propriedades de descendentes de italianos em São João del-Rei. O programa envolve degustação gastronômica, cultivo de flores e convivência próxima com a cultura do campo, focado no modo de vida da população.

O trajeto

Acompanhados do guia turístico Luiz Miranda, a Expedição inicia o trajeto em frente ao Museu Regional e segue de ônibus circular até a Escola Municipal Parada do Giarola. Deste ponto em diante o grupo continua a pé pelas estradas do Projeto Colônia Viva.

São quatro pontos principais: Queijos Taroco, Sítio Felizardo, Taroco Flores e Restaurante da Filó, totalizando cerca de 5 km de caminhada.

Inscrições e valores

São 25 vagas para a Expedição. Os interessados devem fazer a inscrição presencialmente, no valor de R$ 10 (inteira) ou R$ 5 (para estudantes) referentes à mediação do guia turístico. Os gastos ao longo do trajeto (como transporte e alimentação) são de responsabilidade do participante.

O projeto Expedição Regional

Iniciada em 2018, a Expedição Regional é um projeto de educação patrimonial desenvolvido pelo Museu em parceria com a sociedade civil. A intenção é organizar visitas mediadas a pontos turísticos e históricos da região de São João del-Rei. Entre outras experiências, a instituição já realizou caminhas culturais aos locais de nascimento de batismo da beata Nhá Chica, visita técnica ao distrito do Caburu, e trajeto ciclístico até a Fazenda do Pombal (local de nascimento de Tiradentes).

Os circuitos ocorrem periodicamente e sempre contam com a presença de guia turístico e membros da equipe do Museu, que colaboram com as mediações ao longo da caminhada.

 

Crédito Foto: Museu Regional.

 Ruinas Fazenda do Pombal 14 03 2019

 Fazenda do Pombal: Ruínas do engenho da Fazenda.

Banner Grande Podologia 1
Banner 2 Podologia – Grande

Os comentários estão desativados.