

Cobertura vacinal contra a gripe em Barbacena atinge menos de 15% do grupo prioritário
O Dia D de vacinação contra a gripe está marcado para acontecer no dia 10 de maio

Em Barbacena, o público que pode ter acesso a vacinação contra a gripe foi ampliado e agora são contempladas pessoas a partir dos 6 meses de idade. A Secretaria Municipal de Saúde informou que até o momento na cidade foram vacinadas apenas 14,71% do grupo prioritário, formado por crianças, gestantes e idosos.
O Secretário de Saúde Gustavo Ferreira falou sobre a cobertura da imunização no município. “Isso evidencia uma baixa procura, apesar do grupo ser o mais vulnerável às Síndromes Respiratórias Agudas Graves (SRAG). Em Minas Gerais, a cobertura vacinal está em 13,9% do público-alvo. Em Barbacena, embora o índice ainda seja baixo, estamos acima da média estadual”, declarou ele.
Nesta sexta-feira (02/05), o Governo do Estado decretou situação de emergência em saúde pública devido ao aumento de casos de SRAG, que podem ser causadas por covid-19, influenza ou outros vírus. Até a última quarta-feira (30/04), a cidade contava com a suspeita de dois casos em pacientes hospitalizados.
Em relação à Covid-19, Barbacena registra 551 notificações, das quais 114 foram confirmadas. “Até o momento, registramos um óbito por Influenza, com dados ainda em processo de confirmação. Nosso cenário atual não é crítico, mas exige atenção e mobilização da população para ampliar a cobertura vacinal e prevenir casos graves”, reforçou o Secretário.
O Dia D de vacinação contra a gripe está marcado para acontecer no dia 10 de maio em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) e na Central de Vacinas. os pontos de imunização estarão abertos das 7h às 16h. “Nesta semana, vamos intensificar a campanha de vacinação com o uso de carro de som, mídias digitais e envio de mensagens de alerta por SMS, em parceria com a Defesa Civil”, finalizou Gustavo Ferreira.


