Trabalho da FAME ganha prêmio no Congresso Brasileiro de Cefaleia

21/11/2020 08:00:00

 

O trabalho “Migrânea e anticoncepcionais: riscos e autoconhecimento”, que foi desenvolvido por alunos da Faculdade de Medicina de Barbacena (FAME), ganhou o prêmio de melhor e-pôster, no 34º Congresso Brasileiro de Cefaleia. O evento é uma realização da Sociedade Brasileira de Cefaleia e aconteceu nos dias 23 e 24 de outubro. Devido à pandemia da COVID-19, o evento que seria realizado presencialmente em Brasília-DF, foi alterado para a modalidade Online.

O ê-poster vencedor do prêmio nasceu de um Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) apresentado no 1º semestre deste ano pelos alunos Alexandre Lyra, Arthur Mattoso, Gabriel Augusto, Giovany Martins, Lucca Penna, Lucas Martins. A orientação do trabalho foi do Prof. Dr. Mauro Eduardo Jurno, que também é coordenador do Núcleo de Pesquisa e Extensão da FAME (NUPE). “Isso traz bastante satisfação para a gente que está atuando na área de pesquisa da FAME e mostra realmente que a FAME tem investido na área de pesquisa e tem dado bons frutos”, explica Dr. Mauro Jurno.

O Trabalho “Migrânea e anticoncepcionais: riscos e autoconhecimento” trata sobre o conhecimento quanto ao uso do anticoncepcional oral, por pacientes que tem migrânea (enxaqueca). “A gente sabe que as pacientes que tem enxaqueca, quanto ao uso dos anticoncepcionais orais, podem em algumas situações aumentar o risco de doenças trombóticas, tanto periféricas quanto cerebrais”, ressalta.

O trabalho colabora com a sociedade médica e apresenta sua relevância acadêmica ao mostrar a relação da mulher em tais condições e suas práticas no que se refere ao uso dos anticoncepcionais. “Então fizemos uma pesquisa para saber se a paciente que usa anticoncepcional e tem enxaqueca, tem o conhecimento dos riscos do uso de tal medicamento”, conclui.

Além da premiação, o professor Dr. Mauro Jurno foi um dos palestrantes do congresso, que é referência no país na área. 

     


Livro Rossi
Agencia Qu4tro