Terceira etapa do Caminhos do Marchador, em Barbacena

15/09/2020 08:00:00

Aconteceu no último dia 11/09 a terceira etapa do Caminhos do Marchador 2019/2020, sediada no Hotel Fazenda Morada do Imperador, em Barbacena, o evento ocorreu entre os dias 11/09 à 13/09, foi realizado pelo Nucave e é voltado para o fomento da raça de cavalo Mangalarga Marchador.

A prova foi dividida nas seguintes modalidades: cavalgada planilhada, concurso de marcha e prova de velocidade e maneabilidade. Além disso, houve também a divisão por categorias, sendo elas mirim, juvenil, adulto, iniciante, feminina, master e aberta.

No primeiro teste cada competidor recebeu um GPS e, em duplas previamente estipuladas e na ordem sorteada, eles realizaram uma trilha que foi demarcada no dia anterior a prova, sendo liberada uma equipe a cada dois minutos.  Nessa prova foram definidos para os competidores o tempo e a velocidade para passar em determinado local, além do horário em que os competidores deveriam estar de volta ao local de partida. No teste de velocidade, os competidores deveriam realizar o percurso montado com menos faltas no menor tempo possível, enquanto na de maneabilidade, venceu aquele que obteve a melhor execução.

Como o foco do cavalo Marchador é a marcha, a segunda prova teve um peso maior na pontuação do que as outras. No final, os pontos obtidos por cada competidor nessas três provas foi somado e aquele com a maior pontuação venceu.

Como requisito para a participação, todos os animais foram testados negativos para anemia infecciosa equina (AIE) e mormo. De acordo com o código 61057, os participantes também apresentaram os atestados de vacinação e sanitário, bem como a Guia de Transporte Animal (GTA) dos cavalos.

As medidas de distanciamento foram devidamente respeitadas durante a realização do Caminhos do Marchador, tendo álcool em gel disponível, além do uso de máscaras por parte de todos os presentes. Os competidores também mantiveram-se distantes durante o evento.


Marcelo Miranda
Agencia Qu4tro