Secretaria de Saúde de Barbacena inicia fiscalização e pede colaboração da população

13/01/2021 09:27:00 - Atualizado em 13/01/2021 09:27:31

 

Em busca da diminuição do número de pessoas infectadas pelo Covid-19 em Barbacena, foi iniciada nesta terça-feira (12/01) a fiscalização do seguimento das medidas protetivas implementadas na rua XV, agências bancárias e praças da cidade.

O Secretário de Saúde de Barbacena, Arinos Brasil, apontou a importância das medidas restritivas para evitar novos casos de infecção humana pelo novo Coronavírus e assim causar a diminuição da ocupação dos leitos dos hospitais em Barbacena, que atingiram 100% de ocupação nos últimos dias. "É muito importante que você nos ajude e contribua para que essa pandemia abaixe esses números e a gente possa ter um pouco de conforto para atender todas essas pessoas", afirmou.

A Diretora da Vigilância e Ações de Saúde (SESAP), Aniellen Vieira Santos, apontou, "Barbacena chegou no seu pior cenário. Nas últimas semanas, tivemos 100% de ocupação dos leitos de UTI (Unidade de Tratamento Intensivo). Diante disso, a Secretaria Municipal de Saúde fez a extensão do atendimento das UBS Funcionários, Vilela e Correia de Almeida até as 22h e plantão de 12h no final de semana, mas só isso não é o suficiente, nós precisamos que a população colabore".

De acordo com a Chefe da Vigilância Sanitária, Janaína Martins Fernandes Santos, foram necessárias a colocação de barreiras físicas nas praças da cidade, mas essas logo após foram retiradas pelos moradores para voltar ao local. "As ficalizações, por mais que existam, não dá sem a população estar ajudando", declarou.

Dados do Boletim Epidemiológico publicado ontem (12/01) pela Secretaria Municipal de Saúde (Sesap) de Barbacena, apontou a contabilização de mais dois óbitos decorrentes de complicações da doença, somando 11 mortes apenas nos doze primeiros dias do ano. O número corresponde a 25% do total de óbitos registrados na cidade desde o início da pandemia, em abril de 2020.

Foto: Redes Sociais


Livro Rossi
mundial