Professora da UEMG Barbacena coordena missão de observação eleitoral do grupo Transparência Eleitoral Brasil

15/09/2020 08:00:00

A professora da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) Barbacena, Daniela Paiva, está coordenando em Belo Horizonte (MG), a missão de observação eleitoral do grupo Transparência Eleitoral Brasil.

Além de Daniela, duas alunas do curso de Ciências Sociais da UEMG-Barbacena também estão participando dessa observação na Capital mineira, junto com um grupo de mais sete voluntários, que foram selecionados por meio de edital e capacitados pela Transparência Eleitoral Brasil.

A proposta não tem caráter fiscalizatório e acontece em Belo Horizonte, Fortaleza (CE), João Pessoa (PB), Curitiba (PR) e Belém (PA).

Transparência Eleitoral Brasil é uma organização sem fins lucrativos que tem como princípio fundamental o desenvolvimento da democracia e de práticas democráticas nas instituições e na sociedade civil, buscando oferecer alternativas viáveis para o fomento e o desenvolvimento de temas conectados com a democracia, não apenas no aspecto institucional, mas entre a própria sociedade.

A Transparência Eleitoral trabalha com cinco eixos: participação inclusiva de mulheres, negros, jovens e indígenas; transparência de procedimentos; alimentação e fomento de boas práticas eleitorais; lisuras em processos; e integração do Brasil com a América Latina.

Ao final da missão de observação, será gerado um relatório a partir dos dados coletados com sugestões para solucionar problemas identificados ao longo do processo eleitoral. O documento será entregue à Justiça Eleitoral e ao Congresso.

Com informações Jornal O Tempo.


Marcelo Miranda
Agencia Qu4tro