Imposto de Renda da Pessoa Física tem prorrogação aprovada pelo Senado

08/04/2021 14:57:00 - Atualizado em 08/04/2021 15:00:52

 

Na última terça-feira (06/04), o Senado aprovou o projeto de lei que prorroga o prazo de apresentação da declaração do Imposto de Renda da Pessoa Física (IRPF) referente ao exercício de 2021, ano-calendário de 2020. O último dia para declarar o IRPF, de acordo com o projeto, passou do dia 30 de abril para 31 de julho. Apesar de aprovado, o projeto teve algumas alterações, tendo que retornar para a Câmara dos Deputados para nova análise.

Não há mudança no cronograma do pagamento da restituição, segundo o projeto de lei. Dessa forma, o primeiro lote deve ser liberado em 31 de maio de 2021. De acordo com o relator da matéria no Senado, senador Plínio Valério (PSDB-AM), o que pretende-se é dar tempo para os contribuintes conseguirem os documentos necessários à declaração, um um cenário de pandemia, onde os estabelecimentos não funcionam normalmente.

No ano passado também houve a prorrogação do prazo para a entrega da declaração. A mudança, contudo, foi feita por meio de instrução normativa da Receita Federal, que passou o prazo final para o dia 30 de junho. O cronograma de restituição permaneceu o mesmo, fazendo com que o primeiro lote fosse liberado em 29 de maio, antes do prazo final de entrega. 

Por Izadora Tavares para Folha de Barbacena, com informações da Agência Brasil.

Foto: Agência Brasil.

 


Coisas de mãe
Festival de musica