Gás de cozinha sofre aumento de 5% devido ao reajuste da Petrobras

15/09/2020 08:00:00

O preço médio do gás liquefeito de petróleo (GLP), mais usados em botijões de 13 quilos para consumo residencial sofreu reajuste de 5% do preço médio pela Petrobras, sendo esse o seu sexto aumento consecutivo desde maio. Dessa forma, o valor médio será equivalente a R$26,55 por botijão.

O combustível sofreu a mesma media de taxa de reajuste no dia 13/08 e, devido a queda dos preços do petróleo no inicio do ano, a empresa realizou cinco reduções na GLP. Com o reajuste, no entanto, o produto acumula uma alta media de 5,77% no ano.

De acordo com a Petrobras, os valores do GLP vendidos as distribuidoras tem como base o valor de importação, formados pelas cotações internacionais destes produtos somados ao despesas dos importadores. O valor considera uma margem que cobre os riscos como volatilidade do cambio e dos preços.

Executivos do setor afirmam que os valores do gás estão em alta especialmente nos Estados Unidos, impactando os preços da Petrobras no mercado internacional principalmente devido ao aumento na cotação do dólar. E previsto que a alta nos preços do gás liquefeito de petróleo no mercado exterior permaneça em setembro.


Marcelo Miranda
Agencia Qu4tro