Egressos do Curso Técnico em Enfermagem do IF Barbacena têm artigo publicado em revista

15/09/2020 08:00:00

Os alunos egressos da Turma 017 do Curso Técnico em Enfermagem do IF Sudeste Campus Barbacena,Fabrício Robson, Cleiton César e Ramon Rangel, tiveram artigo publicado na Revista Emergência, que é especializada em temas importantes ligados às diferentes atividades envolvidas nos setores de proteção contra incêndio, atuação em catástrofes, grandes acidentes, emergências químicas, atividades de atendimento pré-hospitalar e resgate.

O artigo intitulado “Enfermagem em Ambientes Adversos” visa mostrar a importância e protocolos seguidos nas atuações e as dificuldades enfrentadas destas equipes frente às adversidades, principalmente em zonas de desastres e conflitos. É demonstrado o embasamento legal para proteção e atuação das equipes em ambientes de risco; órgãos de atendimentos, conceituação de atividades técnicas básicas do atendimento, o impacto físico-psicológico e as baixas sofridas pelas equipes em atuação.

Originalmente o trabalho foi publicado em versão de TCCpela Biblioteca Virtual do Ministério da Saúde sob a orientação da Professora Mestre em Enfermagem Grazielli Fabiana Gava erevisão do Comitê Internacional da Cruz Vermelha (CICV) em um dos seus capítulos; sendo replicado o direcionamento pelo COREN MG.

Agora,com algumas modificações e em formato de artigo, obteve a revisão e apoio de Paula Barcellos, editora da Revista Emergência.

Tal estudo norteia sobre um assunto pouco abordado dentro das academias de saúde e no meio acadêmico em geral, deixando as equipes de saúde, principalmente de enfermagem um pouco esquecidos e com poucas informações sobre suas atividades e atuações.

O artigo foi publicado na edição de nº 136 de SET/OUT 2020 da Revista Emergência, que pode ser adquirida em formato físico e digital pelo site: www.revistaemergencia.com.br; sendo distribuída pela Proteção Publicações. A revista traz como destaque de capa a Tragédia do Líbano.


Marcelo Miranda
Agencia Qu4tro