Definidos os nove nomes que concorrerão à Prefeitura de Barbacena. Conheça quem são

17/09/2020 10:28:00 - Atualizado em 17/09/2020 10:31:59

 

Terminaram ontem (16/09) as convenções partidárias que definiram os nomes dos candidatos à Prefeitura de Barbacena. A Folha de Barbacena acompanhou cada um dos eventos de escolha dos candidatos presencialmente, com matérias escritas e em vídeos publicados no canal oficial do Youtube da Folha de Barbacena. As candidaturas homologadas para a disputa ao executivo municipal são:

Amarílio Andrade

O PSD de Barbacena realizou a sua convenção partidária na manhã do último sábado (12/09), na Câmara Municipal. A oficialização do nome de Amarílio Andrade como o candidato a prefeito lançado pelo partido aconteceu como previsto, mesmo a sigla tendo o nome do atual prefeito, Luis Álvaro, que havia demonstrado interesse na tentativa de reeleição.

O atual presidente da Câmara terá como vice a vereadora Joana Bias Fortes, do PDT, que é filha da ex-prefeita Danuza Bias Fortes, e que também esteve presente na convenção.

Bonifácio Andrade Neto

Bonifácio Andrada Neto foi o último nome a lançar sua pré-candidatura prefeitura de Barbacena, após a desistência de seu tio e ex-prefeito, Toninho Andrada. Lançado pelo DEM, a convenção que definiu o seu nome aconteceu na tarde de ontem (16/09) no automóvel Clube.

No entanto a noite, na convenção do partido de seu vice, Ilson de Sá - Tererê (Avante), aconteceu a oficialização de seu nome para os correligionários.

Carlos Dú

Devido a pandemia, o MDB de Barbacena optou por não fazer um grande evento de convenção partidária.  O partido optou por fazer através de uma votação as escolhas dos candidatos, que durante toda a tarde do dia 13/09,  deixou o espaço aberto para que os filiados comparecessem no Espaço Bela Vitta,  para a votação. Carlos Dú foi oficializado como o candidato a prefeito do partido nas eleições, o que descartou a possibilidade de uma coligação com o PV, como era previsto.

Com Dú, Aloizio Dias foi o nome escolhido para concorrer a vice-prefeito pela chapa.

Carlos Kikito

O PV também realizou ontem (16/09) a convenção partidária que definiu o nome de Carlos Kikito como candidato a prefeito de Barbacena. Kikito foi candidato a prefeito em 2016 e perdeu por pouco mais de 600 votos, neste ano, sua candidatura terá o apoio de outros três candidatos das eleições municipais passadas (Adailton Marques, Ronaldo Braga e Sá Grise).

A expectativa era para a escolha de quem seria o vice, após Carlos Dú lançar candidatura própria. Na convenção ficou definido o nome de Gracia Araújo, filha do ex-prefeito Vicente Araújo.

Edson Rezende

Edson Rezende, foi o nome escolhido pelo PT para concorrer a disputa municipal.  O vereador realizou a sua convenção de forma online no feriado do último dia 15/09. Edson é vereador e já foi vice-prefeito de Barbacena no governo de Danuza Bias Fortes.

Como vice-candidato, Edson terá o nome do ex-deputado federal César Medeiros, também do PT.  O anúncio foi feito durante a convenção, realizada pelo aplicativo do Zoom.

Marli Gava

O PSL foi a segunda sigla em Barbacena a oficializar as suas candidaturas em convenção, na manhã do dia 10/09. O evento oficializou Marli Gava como candidata a prefeita de Barbacena, que é a única mulher que encabeçará uma chapa a prefeitura de Barbacena. Marli foi candidata a deputada estadual pelo partido Novo em 2018.

Marli terá como vice, o coronel reformado Newton Cruz, que também teve seu nome oficializado durante a convenção do partido, na Câmara Municipal.

Martim Andrada

Depois de 12 anos, o ex-prefeito Martim Andrada (PTC) voltará a disputar as eleições à prefeitura Municipal de Barbacena.  O seu nome foi aprovado em convenção que aconteceu na tarde da última segunda-feira (14/09), na Câmara Municipal de Barbacena.

A convenção contou com a presença da vice-prefeita Ângela Kilson. Na convenção que teve aproximadamente 60 pessoas, também foi apresentado o vice de Martim, o professor e fisioterapeuta Tiago do Prado.

Pedrinho do Vale

O PTB oficializou na tarde da última segunda-feira (14/09), o nome de Pedrinho do Vale para concorrer as eleições municipais de novembro deste ano. O ex-vereador teve o seu nome confirmado na convenção que aconteceu na sede do clube Andaraí e foi o quinto nome oficializado para disputar à prefeitura de Barbacena.

A expectativa ficou para o nome do vice, que não havia sido anunciado anteriormente.  A escolhida, após uma reunião do grupo, foi a professora e supervisora Mônica dos Santos Ferreira.

Wando Robson

Em uma convenção marcada por surpresas, Wando Robson foi o nome apresentado como candidato a prefeito pelo Podemos. Wando foi o primeiro nome a ser oficializado por convenção, em evento que aconteceu no último dia 08/09, no espaço Bela Vitta.

Na pré-candidatura, tudo indicava que o nome do promotor aposentado José Maria seria o indicado pelo partido e Wando seria o vice. No entanto, minutos antes da convenção, o então pré-candidato retirou a sua candidatura após divergências.  Com isso, Wando passou a encabeçar a chapa e posterior a convenção anunciou o nome da professora Meire Soares como sua vice.

Folha de Barbacena

A Folha de Barbacena prepara uma das maiores coberturas das eleições 2020. Além das entrevistas com os pré-candidatos que aconteceram em agosto e setembro em parceria com o programa Papo 10 e a cobertura completa de cada convenção partidária que selou os nomes, a FB prepara diversos outros trabalhos para levar até você um jornalismo comprometido com a democracia e com os fatos. 

Acompanhe em nosso site a cobertura completa e em também nas redes sociais da Folha de Barbacena.


Livro Rossi
Agencia Qu4tro