Colégio Tiradentes em Barbacena comemora 57 anos

24/11/2020 09:52:00 - Atualizado em 24/11/2020 09:57:57

 

Na última quinta-feira (19/11), comemorou-se o aniversário de 57 anos do Colégio Tiradentes da Polícia Militar de Barbacena (CTPM).

Sendo assim, professores, funcionários e alunos, de várias gerações, prestaram homenagem através das redes sociais (Facebook e Instagram), postando fotos de momentos vivenciados na instituição de ensino e que ficaram marcados na vida de cada um.

"Através desta ação, ficou bem claro para todos o quanto o nosso Colégio Tiradentes é querido por aqueles que aqui ainda estão, em seu trabalho ou estudo diários, bem como por muitos que receberam de seus comandantes e mestres ensinamentos que lhes foram fundamentais para o sucesso em suas vidas.", informou a instituição.

 

História

O Colégio Tiradentes da PMMG/Barbacena  iniciou suas atividades  em 19 de  novembro  de 1963, com o Curso de Admissão à 1ª série do Curso Ginasial, nas dependências da Escola Normal de Barbacena. Recebeu a denominação de GINÁSIO COMERCIAL DO COLÉGIO TIRADENTES, "ANEXO III" de BARBACENA.

A partir de 1964 passou a funcionar nas dependências do Grupo Escolar Adelaide Bias Fortes e no Curso Pio Latino. Em 1965 já não era mais possível ao Colégio Tiradentes permanecer naquelas dependências, passando então a funcionar com o turno diurno no prédio onde atualmente é o Palácio da Cultura. O turno noturno e a dministração permaneceram temporariamente nas dependências do Grupo Escolar Adelaide Bias Fortes.

A primeira turma do Ginásio Tiradentes, ANEXO III, com matrícula inicial de 158 alunos, foi diplomada em 1967, e neste ano, as dependências ate então utilizadas tornaram-se insuficientes para atender a demanda de novos alunos. Desta forma, com recursos oriundos de doações dos militares do 9º Batalhão, iniciou-se a construção de uma sede própria para a escola. A obra foi concluída e inaugurada no mesmo ano, funcionando, até esta data, como a sede atual do Colégio Tiradentes da PMMG/Barbacena.

Fonte / Foto: https://www.policiamilitar.mg.gov.br/


Livro Rossi
mundial