Campanha de arrecadação para cirurgia de catarata de Irene de Jesus continua em Barbacena

11/06/2021 11:30:00 - Atualizado em 11/06/2021 11:30:57

 

A campanha de arrecadação para a realização da cirurgia que vai tratar a catarata da barbacenense Irene de Jesus do Nascimento, de 62 anos, continua na cidade. Após a suspensão das cirurgias eletivas devido a pandemia da Covid-19 e com a visão se deteriorando, ela teve a visão de ambos os olhos comprometida, havendo o risco de ficar cega.

Irene foi diagnosticada no ano de 2019 por um oftalmologista do Sistema Único de Saúde (SUS), havendo o pedido de retorno e do risco cirúrgico. No início de 2020, a barbacenense recebeu uma ligação da Secretaria Municipal de Saúde (Sesap) para a realização de exames do risco cirúrgico para realizar a operação pelo mutirão, no entanto ela perdeu esta ligação.

Após comparecer na Sesap para saber a respeito do andamento da documentação para a realização dos exames, ela tomou ciência da ligação perdida e foi informada que ela seria selecionada para o próximo mutirão. Com a pandemia da Covid-19, no entanto, a Secretaria de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) cancelou todas as cirurgias eletivas por 15 dias, porém a suspensão se mantém até hoje, sem data prevista para o retorno dos procedimentos.

Após dois anos, a visão foi se deteriorando a cada dia decorrente da catarata, que teve um aumento significativo prejudicando sua visão em ambos os olhos. Sem a consulta de retorno do oftalmologista, ela realizou o exame particular em Carandaí, tendo o avanço diagnosticado e a necessidade da cirurgia de facoemulsificação e implante de LIO em ambos os olhos, já que a visão do olho esquerdo está totalmente comprometida e quanto ao olho direito, Irene não possui mais a visão de longe.

A cirurgia poderá ocorrer nas cidades de Carandaí ou Conselheiro Lafaiete e o valor solicitado pelo Dr. Gibran Petter para a realização do procedimento, lentes e exames necessários é de R$9 mil.

Confira as informações para a doação:

Santander

Agência:4446

Conta 01021511-9

Ou através do PIX 42508894672.

Por Isabella Paolucci para a Folha de Barbacena


Coisas de mãe
Festival de musica