Barbacena é mantida na Onda Roxa e toque de recolher permanece suspenso

08/04/2021 09:25:00 - Atualizado em 08/04/2021 09:26:08

 

Nesta quarta-feira (07/04), o Comitê Extraordinário COVID-19, grupo que se reúne semanalmente para avaliar a situação da pandemia em Minas Gerais, determinou que a Onda Roxa será mantida em 12 regiões mineiras, incluindo a que Barbacena está inserida. Além disso, também ficou estabelecida a suspensão do toque de recolher.

O avanço para a Onda Vermelha do plano Minas Consciente apenas será permitido uma vez que os indicadores da COVID indicarem uma melhora. Quanto ao toque de recolher - previamente estabelecido para impedir a circulação de pessoas das 20h às 5h, proibindo reuniões familiares durante a Onda Roxa -, foi suspenso pela possibilidade de ser considerado inconstitucional, já que tira o direito de ir e vir do cidadão.

“Temos observado resultado positivo nos números das regiões que entraram na Onda Roxa há mais tempo, o que permite deduzir que as demais regiões, em breve, também terão queda no número de casos. Essa queda, em um segundo momento, se refletirá na diminuição no número de internações e, em um terceiro momento, levará à queda no número de óbitos”, declarou o governador Romeu Zema.

Em busca de compensar o fim da restrição da circulação de pessoas e a proibição de reuniões familiares, a norma prevê medidas mais rígidas, passando a proibir a retirada em balcão em todo o comércio não essencial, das 20h às 5h. Dessa forma, bares e restaurantes só poderão manter-se funcionando em formato delivery neste horário.

Supermercados e padarias, por outro lado, terão o horário de funcionamento ampliado até às 22h, visando uma redução na circulação de pessoas nos horários de pico.

Como funciona a progressão de Onda

Para definir o avanço de uma macrorregião para um nível mais flexível do Minas Consciente ou a adoção de medidas mais restritivas, o Comitê Extraordinário COVID-19 se baseia em um sistema de pontuação da localidade, elaborado com base nos dados da Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG).

Esse sistema leva em consideração dados como a taxa de incidência, positividade, ocupação de leitos e grau de risco, sendo:

  • Até 12 pontos: Onda Verde
  • Entre 13 e 19 pontos: Onda Amarela
  • 20 pontos ou mais: Onda Vermelha
  • Avaliação Excepcional: Onda Roxa

A Onda Roxa, fase mais restritiva, foi criada para restabelecer a capacidade assistencial. Barbacena está localizada na macrorregião Centro-Sul, que no momento está avaliada em 30 pontos.

Por Isabella Paolucci para a Folha de Barbacena, com informações da Agência Minas


Coisas de mãe
Festival de musica