Chuva intensa causa transtornos em Barbacena; Defesa Civil mantém monitoramento ativo
Mais de 40 mm de chuva foram registrados nas últimas horas na cidade
Na noite desta segunda-feira (30), Barbacena foi atingida por uma intensa chuva, que gerou diversos transtornos para a população. De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), o acumulado médio de precipitação registrado entre as 19h e 22h do dia 28 foi de 41,4 mm. As áreas mais afetadas enfrentaram alagamentos e outros incidentes relacionados às condições climáticas.
Áreas críticas e incidentes registrados
Diversos pontos da cidade enfrentaram alagamentos significativos, entre eles os bairros Nove de Março, João Paulo, Floresta, São Sebastião, a região do Pontilhão, Avenida Governador Bias Fortes, Boa Morte e Vilela. No bairro João Paulo II, dois imóveis foram inundados por uma mistura de água e lama, resultante do escoamento das ruas mais altas. De acordo com a Defesa Civil (DC), um projeto de drenagem está em andamento para mitigar futuros impactos.
Os dados pluviométricos das últimas seis horas demonstram que os maiores acumulados foram registrados em São Francisco (48,12 mm) e Nove de Março (43,94 mm), seguidos por outras localidades como Correia de Almeida (17 mm) e Ribeirão Caieiro (29,2 mm).
Ações da Defesa Civil
De acordo com a Defesa Civil de Barbacena, o órgão está monitorando em tempo real as condições meteorológicas e os níveis dos cursos d’água. Além disso, foram emitidos alertas à população e orientações específicas para moradores de áreas de alto risco, como São Sebastião e Vilela, visando à segurança e prevenção.
Equipes também realizam vistorias técnicas, acompanhando as ações de outros órgãos e emitindo relatórios com medidas preventivas e reconstrutivas.
Previsão do tempo
Até o dia 31 de dezembro, a previsão do INMET indica “muitas nuvens com pancadas de chuva”. As temperaturas devem variar entre 17°C e 25°C, com ventos de baixa intensidade.
A Defesa Civil reforça o alerta para os moradores de áreas de risco e orienta que acionem o órgão em caso de necessidade pelo telefone 199.