• Chefe da Polícia Civil de Barbacena é condecorado com a Medalha da Inconfidência 2025

    O Delegado-Geral de Polícia Alexsander Soares Diniz foi agraciado com a Medalha de Honra

    Aconteceu ontem (21/04) em Ouro Preto a cerimônia de entrega da Medalha da Inconfidência, honraria concedida pelo Estado a personalidades e instituições que contribuíram e contribuem para o desenvolvimento de Minas Gerais e do país. Na ocasião, o Delegado-Geral de Polícia Alexsander Soares Diniz, Chefe do 13° Departamento de Polícia Civil de Barbacena, foi agraciado com a Medalha de Honra.

    Para o ano de 2025, horam 171 agraciados em quatro designações: Grande Medalha (40), Medalha de Honra (58), Medalha da Inconfidência (72) e Grande Colar (um) – esta última, honraria concedida a chefes de Estado, chefes de governo e chefes dos demais Poderes da União.

    Devido ao falecimento do Papa Francisco e ao decreto de luto oficial vigente em Minas Gerais, a cerimônia da Medalha da sofreu mudanças. As músicas não foram executadas, incluindo o Hino Nacional, e as bandeira de Minas Gerais e do Brasil foram hasteadas a meio mastro. Foi realizado, ainda, na Praça Tiradentes, um minuto de silêncio em memória ao pontífice.

    A solenidade da entrega da Medalha da Inconfidência foi composta por dois momentos distintos. Primeiro, houve a honra militar, com a presença dos Dragões da Inconfidência, o hasteamento da bandeira, a colocação de flores no monumento ao mártir da Inconfidência Mineira e a salva de 21 tiros. O ato foi realizado na Praça Tiradentes, no coração da cidade histórica. Depois disso, foi a vez do ato de entrega da Medalha da Inconfidência no Centro de Artes e Convenções da Universidade Federal de Ouro Preto (Ufop).

    Clique aqui para conferir a relação de agraciados com a Medalha da Inconfidência em 2025.

    Com informações da Agência Minas

  • Botão Voltar ao topo
    Copy Protected by Chetan's WP-Copyprotect.